Português, perguntado por BrunaMarks, 1 ano atrás

O que é texto injuntivo e prescritivo?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinacosta2
0
Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.  Portanto, trata-se de uma imposição de natureza coercitiva, cujos casos representativos podem assim se demarcar:

* Os discursos revelados nos artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal;

* As regras proferidas mediante os pressupostos gramaticais;

* As cláusulas regidas mediante um dado contrato;

* As instruções manifestadas na maioria dos editais de concursos públicos.

No que se refere aos textos injuntivos, cabe ressaltar que eles já não trazem em sua essência uma natureza assim tão coercitiva, diferentemente do que ocorre nos chamadostextos prescritivos, haja vista que apenas induzem o interlocutor a proceder desta ou daquela forma. Nesse sentido, torna-se possível substituir um determinado procedimento em função de outro, como se faz materializado, por exemplo, com os ingredientes de uma receita culinária, os quais podem ser substituídos por outros, dependendo da escolha de quem os utilizar.  Assim, vejamos exemplos da modalidade em pauta:

# As instruções materializadas por meio de uma receita culinária;

# O discurso manifestado mediante um manual de instruções;

# A mensagem revelada pela maioria dos livros de autoajuda.


Respondido por drawde1743
0

Resposta:

O tipo textual injuntivo-prescritivo predomina em gêneros que têm o objetivo de ensinar a fazer algo, aconselhar, orientar, dar ordens e instruções.

São exemplos desse tipo de texto: regulamentos, estatutos, dicas, regras de jogos, manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos etc.

Nas sequências injuntivo-prescritivas é comum o emprego de formas verbais no modo imperativo ou no infinitivo.

Os modos imperativo e infinitivo: para dar as orientações. Exemplos: “Não desconsidere as experiências desagradáveis, use-as a seu favor, aprenda com os erros.”; “O que não fazer: Desligar os telefones; Desconectar o computador” etc.

Explicação:

Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes