O que é teodiceia? E quais as soluções para o problema de teodiceia? Mínimo 6 linhas
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Voltaire criticou Leibniz a propósito da teoria deste último que defendia a ideia de que “vivemos no melhor possível dos mundos”, dando Voltaire como exemplo o terramoto de Lisboa de 1755 em que morreram milhares de pessoas.
De igual modo, os maremotos provocados por um sismo marítimo que assolaram as costas da Índia e Indonésia em Janeiro de 2004 resultaram em centenas de milhares mortos, muitas dos quais pessoas simples e pobres. A pergunta que ouvi na altura era a mesma: “se Deus existe e é bom, porque é que permite que pessoas inocentes, incluindo crianças, morram desta forma? Será que foi Deus que criou o mal?”
Para respondermos a estas perguntas, temos que definir dois conceitos: o conceito da “emanação”, e o conceito da “imanência”, que são coisas diferentes e que por vezes se confundem.
Segundo Platão, e os neoplatónicos como Plotino e Proclo, “emanação” é processo segundo o qual o Uno (Ser Criador) gerou o universo. Para Plotino, quando “o Uno se pensou a si próprio”, deu origem (por emanação) ao Intelecto, que por sua vez deu origem ― por um processo de emanação ― à “Alma do Mundo” que é o “Verbo” e Acto do Intelecto, assim como o Intelecto é Acto do Uno.
Assim, o Uno, o Intelecto e a Alma do Mundo ― segundo Plotino ―, sendo essências diferentes, constituem o “Mundo Inteligível”, e foi baseada nesta trindade platónica que o Cristianismo, nomeadamente através de Santo Agostinho, cimentou a ideia da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)
De igual modo, os maremotos provocados por um sismo marítimo que assolaram as costas da Índia e Indonésia em Janeiro de 2004 resultaram em centenas de milhares mortos, muitas dos quais pessoas simples e pobres. A pergunta que ouvi na altura era a mesma: “se Deus existe e é bom, porque é que permite que pessoas inocentes, incluindo crianças, morram desta forma? Será que foi Deus que criou o mal?”
Para respondermos a estas perguntas, temos que definir dois conceitos: o conceito da “emanação”, e o conceito da “imanência”, que são coisas diferentes e que por vezes se confundem.
Segundo Platão, e os neoplatónicos como Plotino e Proclo, “emanação” é processo segundo o qual o Uno (Ser Criador) gerou o universo. Para Plotino, quando “o Uno se pensou a si próprio”, deu origem (por emanação) ao Intelecto, que por sua vez deu origem ― por um processo de emanação ― à “Alma do Mundo” que é o “Verbo” e Acto do Intelecto, assim como o Intelecto é Acto do Uno.
Assim, o Uno, o Intelecto e a Alma do Mundo ― segundo Plotino ―, sendo essências diferentes, constituem o “Mundo Inteligível”, e foi baseada nesta trindade platónica que o Cristianismo, nomeadamente através de Santo Agostinho, cimentou a ideia da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)
panda138:
Obrigada!
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