O que é teniase e esquistossomose. Quais são os principais sintomas e como pode ser evitada?
Soluções para a tarefa
Resposta: A esquistossomose, popularmente conhecida como xistose, barriga d´água ou mal do caramujo, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode ser encontrado em água de rios e lagos e que pode penetrar na pele, causando vermelhidão e coceira na pele, fraqueza e dores musculares, por exemplo.
Explicação:
Resposta: Esquistossomose também conhecida como barriga-d’água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Sinais e Sintomas: Febre, Dor de barriga, Dor de cabeça, Fraqueza, Falta de apetite, Dor muscular, Tosse, Diarreia, Aumento do volume abdominal, Urina com sangue.
Como Evitar:
Ainda não há vacina para o problema. Portanto, a prevenção depende de saneamento básico adequado e do tratamento de rios e lagos.
Explica-se: uma pessoa infectada contamina esses locais com ovos do Schistosoma ao urinar ou fazer cocô. Eles, então, alojam-se em um tipo de caramujo, onde se desenvolvem. Quando está maduro, o Schistosoma volta para a água e, se entrar em contato com um ser humano, é capaz de acessar seu organismo através da pele. Resumindo, evite tomar banho ou nadar em reservatórios contaminados.E nunca beba água desses locais.
Teniase: A teníase é uma doença causada por platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída ao ingerir-se carne contaminada, de suínos ou bovinos, mal passada ou crua.
Sintomas da teníase:
A teníase pode apresentar-se de maneira assintomática ou desencadear sintomas. Dentre os sintomas da teníase, podemos citar: Alterações no apetite, Dor abdominal, Diarreia ou constipação, Perda de peso, Náusea, Vômitos
Como evitar:
Faça exames de fezes periódicos
Use somente o vaso sanitário
Lave bem as mãos antes de manipular alimentos
Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de ingeri-los
Só use água tratada, fervida ou filtrada para consumo, limpeza de alimentos e utensílios
Não usar fezes humanas para adubação nem água sem tratamento para a irrigação de hortas
Use luvas quando for mexer com terra.