O que é tempestades de luz?
Soluções para a tarefa
As tempestades são formadas quando as nuvens mais altas são carregadas com carga positiva e as mais baixas, com cargas negativas, induzindo a criação de um campo elétrico.A formação da tempestade acontece por uma separação entre nuvens. As nuvens mais altas são carregadas com carga positiva, enquanto as mais baixas possuem cargas negativas, o que induz a superfície terrestre a uma carga também positiva, criando entre ambas um campo elétrico.
Todas as nuvens produzem relâmpagos?
Não. Somente as nuvens de tempestades, conhecidas comocumulus-nimbus, possuem os ingredientes necessários para produzirrelâmpagos: ventos intensos, grande extensão vertical e partículas degelo e água em diversos tamanhos.
Por que as nuvens se eletrificam?
Ainda não há uma teoria definitiva que explique aeletrificação da nuvem. Há, no entanto, um consenso entre ospesquisadores de que a eletrificação surge da colisão entre partículasde gelo, água e granizo no interior da nuvem. Uma das teorias maisaceitas nos diz que o granizo, sendo mais pesado, ao colidir comcristais de gelo, mais leves, fica carregado negativamente, enquanto oscristais de gelo ficam carregados positivamente.
Por que existem relâmpagos?
Quando a concentração de cargas no centro positivo e negativo danuvem cresce muito, o ar que os circunda já não consegue isolá-loseletricamente. Acontecem então descargas elétricas entre regiões deconcentração de cargas opostas que aniquilam ou pelo menos diminuemessas concentrações. A maioria das descargas (80%) ocorre dentro dasnuvens, mas como as cargas elétricas na nuvem induzem cargas opostas nosolo, as descargas podem também se dirigir a ele.
Quais os tipos de relâmpagos?
Aqueles que tocam o solo (20%) podem ser divididos em descendentes (nuvem-solo) e ascendentes (solo-nuvem).
Os que não tocam o solo podem ser basicamente de três tipos: dentroda nuvem, da nuvem para o ar e de uma nuvem para outra. O tipo maisfreqüente dos raios é o descendente.