o que e sintagma nominal e sintagma verbal explique
Soluções para a tarefa
Constitui-se de um nome e seus respectivos determinantes. Geralmente são representados pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração. Vejamos um exemplo:
Os alunos entregaram os livros.
Temos na oração dois sintagmas: os alunos, cujo núcleo é “alunos” e o complemento verbal representado pelo objeto direto, cujo núcleo é “livros”.
Sintagma verbal
Constitui o predicado da oração, em que o núcleo é o próprio verbo.
As visitas chegaram.
Temos o sujeito – as visitas; e o predicado – chegaram, representando, assim, o sintagma em evidência.
Resposta:
Sintagma Nominal é o sujeito da oração
Sintagma Verbal é o predicado
Explicação:
Sintagma Nominal: não há presença de verbo. Representado pelo sujeito, é composto por Núcleo e Complementos. Vários sintagmas nominais formam Frases Nominais, elas são frases que são formadas apenas por sintagmas nominas, por isso, não contêm verbos. O sujeito pode ser classificado como: Simples, apresenta apenas um núcleo; Composto, tem mais de um núcleo; Oculto, o sujeito não está presente na oração mas pode ser identificado; Indeterminado, o sujeito não pode ser identificado; Oração sem sujeito, não há sujeito na oração, ou seja, ela é composta apenas pelo predicado.
Sintagma Verbal: o núcleo é sempre um verbo. Representado pelo predicado, é composto por Verbo e talvez, Complementos. Quando há somente o sintagma verbal na oração, ela é chamada de Frase Verbal, nela, há sempre a presença de um verbo ou mais, sendo ele, o núcleo.