o que é simbolo na sociologia
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símbolo (sociologia)
A etimologia grega diz que a palavra serefere ao sinal de reconhecimento de duas pessoas, que possuem, cada uma delas,pedaços de um objeto quebrado, que serve para, quando se juntam, estabelecer uma identidade. Não sendo um sinal convencional,como os signos matemáticos e linguísticos, o símbolo vive da expressão da sua iconicidadee dos afetos que lhe estão associados. Elesubstitui e compensa uma realidade ausente,mas compreensível dentro de umadeterminada cultura. É próprio do símboloter uma multiplicidade de significados e entrar em várias dimensões do social. A suaritualização acentua a versatilidade dossignificados e, porque implica sentimentos e afetos, estabelece espaços de identidade, namedida em que se reveste de significadosdiferentes conforme o povo, a cultura e ascircunstâncias históricas.
Dar sentido aos papéis e estatutosdesempenhados num cerimonial era a funçãodo símbolo, segundo E. Durkheim e M. Mauss.Já para M. Leenhardt e M. Griaule, é a ordemcósmica e social que uma cultura enuncia pormetáfora nos seus sistemas simbólicos demitos e rituais. Com os estudos semióticos,procurou-se ver a coerência de sentido à volta de signos arbitrários e definidos. O facto do símbolo nos remeter para umimaginário desligado da realidade forneceum sentido aos acontecimentos ritualizadose permite associações na comunicação e nainteração, permitindo unidades significantes
A etimologia grega diz que a palavra serefere ao sinal de reconhecimento de duas pessoas, que possuem, cada uma delas,pedaços de um objeto quebrado, que serve para, quando se juntam, estabelecer uma identidade. Não sendo um sinal convencional,como os signos matemáticos e linguísticos, o símbolo vive da expressão da sua iconicidadee dos afetos que lhe estão associados. Elesubstitui e compensa uma realidade ausente,mas compreensível dentro de umadeterminada cultura. É próprio do símboloter uma multiplicidade de significados e entrar em várias dimensões do social. A suaritualização acentua a versatilidade dossignificados e, porque implica sentimentos e afetos, estabelece espaços de identidade, namedida em que se reveste de significadosdiferentes conforme o povo, a cultura e ascircunstâncias históricas.
Dar sentido aos papéis e estatutosdesempenhados num cerimonial era a funçãodo símbolo, segundo E. Durkheim e M. Mauss.Já para M. Leenhardt e M. Griaule, é a ordemcósmica e social que uma cultura enuncia pormetáfora nos seus sistemas simbólicos demitos e rituais. Com os estudos semióticos,procurou-se ver a coerência de sentido à volta de signos arbitrários e definidos. O facto do símbolo nos remeter para umimaginário desligado da realidade forneceum sentido aos acontecimentos ritualizadose permite associações na comunicação e nainteração, permitindo unidades significantes
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