Contabilidade, perguntado por dedesilva00088, 8 meses atrás

O que é ser indígena no Brasil hoje, segundo 3 jovens e 2 antropólogos



[...] As culturas das 305 etnias indígenas do Brasil, que perfazem uma população de mais de 800 mil pessoas, são muito diversas e, ao longo do tempo, incorporaram elementos de culturas não indígenas, o que gera questionamentos sobre o que é ser índio.



Pensando nisso, a ONG Instituto SocioAmbiental lançou [...] a campanha “Menos Preconceito, Mais Índio”. A organização fez um vídeo e uma provocação: “se você não é mais igual aos seus tataravôs e não tem sua identidade questionada por isso, por que os índios não podem também mudar e ainda assim continuar a ser índios, com todos os seus direitos respeitados?” [...]



ORENSTEIN, José. O que é ser indígena no Brasil hoje, segundo 3 jovens e 2 antropólogos. In: Nexo. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018. Fragmento.



Com relação aos dias atuais, esse texto retrata a identidade dos indígenas com destaque para a

Soluções para a tarefa

Respondido por theosantiago98
3

Resposta:

O texto destaca a relação entre evolução cultural e o questionamento entre a ignorância do conhecimento branco.

O branco usualmente, costuma ser um tanto quanto ignorante no conhecimento a cerca do indígena, principalmente pela questão de sua evolução cultural e de sua incorporação à outras culturas.

Vale ressaltar, que muitos Brasileiros brancos, tiveram sua origem entre portugueses e espanhóis e, nem mesmo por isso, falamos acentuado ou carregamos espadas, como os antigos saqueadores de terra portugueses carregavam ao invadir o Brasil em 1500.

isso se chama evolução, aderimos a muitas culturas, tanto na forma de falar, gírias, pratos e costumes.

um paulista, pode muito bem ser um tocador de samba do Rio de Janeiro, isso não é esquecer seu antepassado português ou espanhol, mas sim evoluir e incorporar outra características a si mesmo.

E é com essa idéia, que se entende a questão do Indígena.

o indígena não é obrigado, a fazer um roçado em todo local que vai, não é obrigado a saber caçar e sair pela cidade caçando, muito menos obrigado a viver "pelado" como muitas mentes ignorantes acham que de fato eles vivem.

o indígena é o originário Brasileiro, se existe alguém Brasileiro de verdade, esse é o indígena.

nós somos apenas intrusos, que ainda por cima, atualmente julgamos a forma como eles devem se portar ou agir culturalmente.

vale também salientar que, o termo posto nesse texto, "Índio" e de cunho preconceituoso.

Uma das muitas lutas indígenas, é de reverter a palavra índio, pois isso tabela a cultura indígena, como selvagem e "tribal" o que claramente não é.

Perguntas interessantes