"O que é senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa de um livro de receitas. E a ciência? Não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum. Não é um novo órgão. Apenas uma especialização de certos órgãos e um controle disciplinado do seu uso. Você é capaz de visualizar imagens? Então pense no senso comum como as pessoas comuns. E a ciência? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus órgãos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A ciência é uma metamorfose do senso comum."
Rubem Alves
O texto de Rubem Alves sobre as concepções e definições do que é Ciência e senso comum, está carregado de críticas pessoais, pois
Escolha uma:
a. quando o autor equipara a ciência com uma metamorfose, ele destaca a necessidade constante do conhecimento científico se renovar e reformular suas teorias e leis.
b. quando o autor se restringe a dizer que "senso comum é aquilo que não é Ciência", ele se posiciona à recusa de comparar algo tão simplista como senso comum à uma especialidade tão importante quanto a Ciência.
c. quando o autor compara a Ciência com uma pessoa hipertrófica, afirmando que os especialistas (cientistas), para chegar chegar a esse patamar de conhecimento, precisarão passar por transformações intelectuais irreversíveis .
d. quando o autor compara a ciência ao um ser humano com hipertrofia, ele desmistifica a ideia de que o cientista é detentor de todo saber.
e. quando o autor compara o senso comum com um livro de receitas, ele generaliza a concepção de senso comum, restringido o conhecimento empírico ao preparo de alimentos e técnicas de cozinha.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A resposta correta é: Quando o autor compara a ciência ao ser humano com hipertrofia, ele desmistifica a ideia de que o cientista é detentor de todo saber. (letra D)
Respondido por
11
Resposta:
A alternativa D está correta.
Explicação:
O senso comum atua como um conhecimento adquirido de forma popular, normalmente passado pelas gerações ou por um determinado tipo de grupo.
O senso comum na perspectiva imediatista, passa a informação de forma rápida para que o problema possa ser resolvido a partir de um conhecimento passado.
Na visão superficial ele lida com a aparência do problema notando como pode interpreta-lo sem considerar relações mais complexas, semelhante ao acrítico, onde não utiliza-se o questionamento para entender a questão.
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás