Música, perguntado por rafaelrubimgazola, 4 meses atrás

o que é semitom? e oque é tom ? e entre as notas existem semitons naturais? e oque é acidente ou alteração? porfavor me ajude

Soluções para a tarefa

Respondido por ketrob09
2

Resposta:

Um semitom ou meio-tom é o menor intervalo entre duas notas musicais da escala diatônica. O tamanho exato de um semitom dependerá do temperamento que é utilizado. O intervalo de segunda menor é considerado fortemente dissonante. Um semitom corresponde à diferença de altura entre duas teclas adjacentes do piano.

Em música, tom pode ter vários significados: pode ser um intervalo utilizado na escala diatônica que corresponde à diferença de altura entre duas teclas brancas do piano quando há uma tecla preta entre elas ou ainda entre duas teclas pretas.

Quando se começa a estudar música, alguns conceitos são essenciais, pois seu uso é muito frequente e eles também servem como base para o desenvolvimento de outros conhecimentos musicais. Portanto, dentre esses conceitos estão o tom e o semitom. Eles são importantes para quem quer tocar algum instrumento e também para a composição.

Dessa maneira, um tom em uma escala é a distância de dois sustenidos ou dois bemóis entre as notas.

A escala natural maior de dó é formada pela seguinte sequência de notas:

dó;

dó sustenido;

ré;

ré sustenido;

mi;

fá;

fá sustenido;

sol;

sol sustenido;

lá;

lá sustenido;

si.

pode perceber que entre as notas existem os acidentes musicais, com exceção do intervalo entre mi e fá, além do si, que marca o fim da escala, também não ter um sustenido em sua sequência.

Isso acontece porque existe uma fórmula para essa escala que define os intervalos. Esses intervalos são exatamente o que nos interessa saber: o tom e o semitom.

os acidentes musicais também têm um nome. Portanto, isso depende da sua perspectiva em relação à nota. Então, se você quer caminhar com a nota um pouquinho para frente na escala, ela receberá o nome de sustenido, representado pelo símbolo “#”. Ele é acrescentado à grafia da nota, por exemplo: C#, que é um dó sustenido.  Pode pensar em caminhar com a sua nota para trás na escala e deixá-la mais grave. Portanto, nesse caso, será acrescentado um “b” — sempre minúsculo — na grafia, que se refere ao bemol. Ele é representado assim: Db, que é um ré bemol. Portanto, o acidente musical que está entre o dó e o ré pode ser chamado de dó sustenido ou de ré bemol.

Explicação:

Perguntas interessantes