História, perguntado por rere249792, 1 ano atrás

O que é revolta camponesas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Friskx
4

revolta camponesa de 1381 foi uma das numerosas revoltas populares da Baixa Idade Média, na Europa, e um dos principais eventos da História da Inglaterra, sob o feudalismo. Marca o começo do fim da servidão no país, com a luta por reformas e pelos direitos dos servos.

Desde Eduardo II, que a população de camponeses foi massivamente treinada no manuseamento do arco longo e da besta, possuindo assim os meios necessários para executar ações militares.[1]

Também conhecida como rebelião de Tyler, teve lugar durante a Guerra dos Cem Anos e não foi apenas a insurreição mais amplamente difundida e radical da história inglesa, como também a mais bem documentada rebelião popular da Idade Média. Os nomes dos seus principais líderes - John Ball, Wat Tyler e Jack Straw - ainda são lembrados embora pouco se saiba sobre eles.

A revolta foi desencadeada em parte devido à introdução de um imposto pago por cabeça (poll tax) de um xelim por adulto, introduzido em 1377 como forma de financiar as campanhas militares no continente - uma continuação da Guerra dos cem anos, travada por Eduardo III.

Paralelamente aos aspectos materiais em disputa, existia uma questão ideológica e religiosa: alguns pregadores lollardos estavam ligados à revolta.

Respondido por wendrewjuan
2

Resposta:

As chamadas revoltas camponesas aconteceram, sobretudo, na região da atual França. O caos social foi motivado por vários fatores. Entre esses fatores, estava a Peste Negra, que chegou à Europa em meados de 1348 e, em virtude das condições precárias de higiene, espalhou-se rapidamente, ceifando a vida de milhares de pessoas. Nos anos que se seguiram aos efeitos devastadores da Peste Negra, ainda houve a incidência de secas e a consequente diminuição da produção agrícola. A situação dos camponeses passou a ficar cada vez mais crítica.

Explicação:

Perguntas interessantes