História, perguntado por dudu6810, 9 meses atrás

O que é Reforma Agrária​

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiranathany074
2

Resposta:

A reforma agrária é o conjunto de ações e medidas voltadas para garantir a distribuição justa das terras, alterando os regimes de uso e propriedade, a fim de garantir que a maior parte das terras agricultáveis encontre-se nas mãos de uma quantidade correspondente de trabalhadores rurais. Em resumo, a política de reforma agrária visa romper com a máxima: “muita terra nas mãos de poucos”, ou seja, objetiva acabar ou diminuir consideravelmente a quantidade de latifúndios no meio rural.

Explicação:

Respondido por Gui1803
0

Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Vamos lá que esse assunto é fácil.

A Reforma Agrária é um sinônimo de redistribuição fundiária. Fudiária vem do latim fundus, que significa "fazenda, terreno". Com isso já dá para ter uma idéia do que é essa reforma. É nada mais do que pegar um terreno (geralmente com grandes extensões) que está na mão de uma só pessoa, dividir em pedaços menores e  distribuí-los para pessoas que não possuam um pedaço de terra para produzir.

No Brasil, a Reforma Agrária chegou em 1966 por meio do Plano Nacional de Reforma Agrária do Brasil mas, após a apresentação do projeto, nada foi praticado. Em 1970 foi criado o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – que se tornaria o responsável pelo programa, mas apenas após 1988, com a nova constituição, foi dado o direito à União de desapropriar terras particulares com o objetivo de promover a reforma agrária. Atuamente a reforma é defendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado em 1980, que  promover transformações sociais. Um exemplo de causa defendida por eles é a determinação de um tamanho máximo de uma fazendo baseada na produção  da mesma.

Espero que seja isso que esteja procurando.

Se estiver com dúvidas, comente. Bons estudos.

At.te, Guilherme

Perguntas interessantes