o que e racismo primario,comunista e ecologico(de exemplos de cada um deles) me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
racismo primário é um fenômeno psicossocial, emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificação; corresponde ao que chamo de mito. Há uma mitologia racista, que é um estado de espírito passional, irracional, que exprime medo e cólera, terror e ódio.
Explicação:
racismo comunitarista ou diferencialista: “(…) é o racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, isto é, que raça não é natureza, mas cultura ou etnia, e que todos temos o direito à diferença. Agora, afirma-se o caráter sagrado da comunidade, a identidade do grupo ou da nação, a obrigação de defender a integridade, a identidade e a especificidade da nação ou comunidade e, portanto, sua diferença. Cada comunidade-nação tem sua tradição, sua história, seus costumes, sua origem, sua língua, sua religião, sua sexualidade – essa diferença tanto pode ser genético-hereditária quanto puramente histórico-cultural, pois o importante não é a causa ou origem dessa diferença e sim sua existência visível (vejo a diferença da cor da pele, da textura da pele e do cabelo, dos gestos culinários, do modo de vestir, do formato dos olhos, dos deuses adorados, das formas de parentesco e de casamento, da música, da dança, da pintura, dos modos de pensar, a diferença é um fato dado, o outro é um fato dado).
Racismo ecológico ou ambiental – É a modalidade ou subespécie mais recente de discriminação – ecológica, racial, econômica, política, social, tecnológica etc. – contra a “Mãe Terra”, seus ecossistemas e, sobretudo, os povos mais pobres.
não achei Exemplos
CONCEITO:
Racismo primário não é nada menos que a discriminação social, onde muitos não reconhecem o direito de outras. Também pode ser definido como emocional psicossocial, ou seja, um racismo onde a pessoa que o pratica não apresenta justificativa.
Racismo comunista representa o racismo onde o conceito de raça não é natureza, e sim etnia ou até mesmo cultura. Esse tipo, em específico, é também chamada de preconceito contemporâneo (anti-racismo).
Racismo ecológico é a discriminação da natureza.
EXEMPLOS:
Racismo primário:
"Eu não gosto de tal pessoa simplesmente pelo fato de ser negra/nativo"
Racismo comunista:
Um bom exemplo disso é o fato que ocorreu em 1939 no desfile de Brest-Litovsk onde comunistas e nazistas fazem desfile militar em conjunto após invadirem a polônia cumprindo com o pacto "nazi comunista"
Racismo ecológico: Desmatar a natureza fazendo atitudes como: cortar árvores e plantas sem necessidade.