Sociologia, perguntado por souzasb, 11 meses atrás

O que é “Prosperidade” para o Cristianismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por shiara142
3

Por fim, a terceira onda do movimento pentecostal é justamente a da “Teologia da Prosperidade". Se antes era o Deus dos carismas (1ª onda), depois os carismas de Deus (2ª onda), agora, finalmente, o homem tomou o centro e é Deus quem está a seu serviço.

A teologia da prosperidade baseia-se na chamada “lei da reciprocidade", ou seja, se o ser humano for bom para com Deus, Deus é “obrigado" a ser bom de volta. É uma relação matemática, com ação e reação; na medida em que a fidelidade humana é demonstrada de forma material, necessariamente se obterá a prosperidade material nesta vida.

O pentecostalismo dessa teologia é antropocêntrico: não é o homem que serve a Deus, mas Deus que serve ao homem. As Igrejas dessa onda não tem fiéis e sim, clientes. O que leva inevitavelmente a uma progressiva paganização do cristianismo, pois as pessoas pulam de igreja em igreja não em busca de salvação, mas de um “serviço".

A teologia da prosperidade traiu o cristianismo de forma clara. Enquanto nas duas ondas precedentes observava-se ainda um núcleo cristão, nesta o que se tem é um desagregamento do que é próprio do cristão, pois toda a tradição evangélica segue a teologia de que o que importa é a fé e não as obras. A teologia da prosperidade consegue perverter essa tradição por meio de um jogo linguístico em que as obras são renomeadas como “materialização, manifestação da fé". Isso significa que o que importa são as obras, pois Deus irá “pagar".

Respondido por jaimeewerton200776
1

Resposta:é viver bem e seguir a vida com muitas batalhas e colher tudo que plantou e seguir em frente

Explicação:

Perguntas interessantes