Pedagogia, perguntado por lpesrolim, 10 meses atrás

o que e projetos vafy

Soluções para a tarefa

Respondido por veraolhosverdes
1

Projeto Vãfy: coroando metas na extensão junto a indígenas Kaingang do Salto do Jacuí

Em breve, um dos marcos do efeito do projeto social de desenvolvimento de comunidade indígena, será concretizado. O projeto V.I.A. Socult – Visões, Identidade e Animação Sociocultural, em desenvolvimento junto aos indígenas Kaingang do Salto do Jacuí, através do sub-projeto Vãfy – Identidade e Dignidade irá concretizar mais uma das metas mais almejadas: a construção de um quiosque indígena.  

Os cursos de formação em tecelagem, trançado tradicional, beneficiamento de porongos, grafismo, arte musiva, resultaram na constituição de equipes de produção. As equipes vêm produzindo e aprimorando a qualidade dos produtos, tanto no acabamento, quanto no aspecto estético, pela transposição dos barrados étnicos aos diferentes produtos. A beleza dos barrados e das cores terrosas vêm se afirmando e estimulando ao consumo por aqueles que apreciam a cultura nativa de nossa terra.  

Para coroar os avanços, na promoção da sustentabilidade dos grupos do Salto do Jacuí e de Julio Borges, foi adquirido, pelo projeto, com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade, um terreno de 420 metros quadrados, onde será construído o quiosque, que será destinado à comercialização, convivência e difusão da cultura indígena. A localização do quiosque, próxima ao Balneário do Salto do Jacuí, corresponde ao objetivo proposto pelo projeto de promover de forma participativa a sustentabilidade do grupo indígena, em permanente vulnerabilidade. Projetado de forma coerente com a cultura indígena, abrigará a sede da Associação Kaingang To Tan, como forma de gerar visibilidade e resistência da cultura indígena, ainda tão desconhecida e discriminada pela comunidade em geral.  

As coordenadoras do projeto de extensão, professoras Armgard Lutz (DePe) e Dulci Claudete Matte, reiteram que somente ações afirmativas desse porte comovem os cidadãos em geral à aproximação e valorização dessa cultura silenciosa dos indígenas. O INKA, Instituto Kaingang, situado em Serrinha, receberá em contrapartida à sua parceria com o projeto, e a UNIJUÍ, um curso de tecelagem ministrado pelas indígenas do Salto do Jacuí, que, como efeito do projeto, atuam como monitoras.

Perguntas interessantes