Saúde, perguntado por thialla2, 10 meses atrás

o que e processo de Enfermagem e enfermagem fenomeologica

Soluções para a tarefa

Respondido por marcyelle2
13
Este artigo é para você que checa a prescrição de enfermagem todos os dias e gostaria de entender melhor a sua importância. Ou para você que tem dúvidas sobre alguns conceitos: diferença entre SAE e PE. E também para aqueles que estão estudando para concursos e processos seletivos, pois esses temas representam pelo menos uma questão de seu processo seletivo! Para te ajudar a garantir essa, escrevi esse artigo, um resumão teórico!

Os conceitos Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem têm sido confundidos, mas é imprescindível que compreendamos a diferença e tenhamos clareza ao utilizarmos essas ferramentas, no que se refere às suas contribuições e limites. Vale ressaltar que ambos são importantes para a garantia de uma assistência com qualidade e segurança, digamos que “andam” em paralelo, mas são distintos.

Você sabia que foi somente na Resolução COFEN 358/2009 que se estabeleceu uma distinção entre SAE e PE?

Mas afinal, qual a diferença entre SAE e PE?

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é o que organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do PE.

Existem diversas formas de sistematizar (organizar/ ordenar) a assistência, para torná-la segura, por exemplo:

Os protocolos, a escala de funcionários diária, os fluxos, o processo de enfermagem são formas de sistematizar/ organizar a assistência de enfermagem.

E o Processo de enfermagem é uma ferramenta metodológica utilizada para tornar a assistência de enfermagem sistemática, organizada em fases, com o objetivo de orientar o cuidado profissional de enfermagem, de promover a qualidade no cuidado prestado.

O processo de enfermagem é uma atividade intelectual, que quando realizada de maneira adequada, contribui para o fortalecimento da profissão enquanto ciência, pois passamos do cuidado empírico(realizado pelo “achismo” ou intuição), para o cuidado baseado em evidências. Este trabalho intelectual é o que norteia o raciocínio clínico e a tomada de decisão diagnóstica, de resultados e de intervenções. A utilização desta ferramenta possibilita a documentação dos dados relacionada às etapas do processo, favorecendo a visibilidade das ações de enfermagem e, consequentemente, da sua relevância na sociedade.

E quais são as fases do Processo de Enfermagem (PE)? 

Segundo a Resolução COFEN 358/2009, o PE se organiza em 5 etapas:

Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem);Diagnóstico de Enfermagem;Planejamento de Enfermagem;Implementação e;Avaliação de Enfermagem.

O Processo de Enfermagem foi introduzido por Wanda de Aguiar Horta, na década de 70. Para fins didáticos, essas fases são descritas separadamente e em ordem sequencial. Mas vale destacar, que assim como Horta propôs, as etapas são inter-relacionadas e, por isso, uma depende da outra. Ademais, essas etapas se sobrepõem, dado que o PE é contínuo.

FASES DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

1. Histórico de enfermagem (HE) ou Coleta de Dados

É constituído por entrevista e exame físico. A entrevista investigará a situação de saúde do cliente ou da comunidade, identificando os problemas e necessidades de intervenções. Já o exame físico consiste na inspeção, palpação, percussão e ausculta, que necessita de conhecimento teórico e habilidades técnicas apropriadas para sua realização.

2. Diagnóstico de Enfermagem

Nesta fase, o enfermeiro analisa os dados coletados e o estado de saúde do individuo, através da identificação e avaliação de problemas de saúde presentes ou em potencial.
Os diagnósticos serão elaborados de acordo com os protocolos da instituição, os mais utilizados são: NANDA e CIPE.

3. Planejamento de Enfermagem

É determinado os resultados esperados, de maneira específica e identificado as intervenções necessárias para alcançar os resul


Perguntas interessantes