Filosofia, perguntado por Meninaestudante16, 11 meses atrás

O que é política?
O que ela poderia ser?
O que ela deveria ser?

Soluções para a tarefa

Respondido por 1212gustavoportugal
0

Resposta:

1. Assim, o papel do partido político é levar seus membros ao poder político, influenciar o poder político de uma determinada sociedade e com isso defender suas bandeiras (ideologia partidária) e propor projetos e políticas públicas. O objetivo final, portanto, é o bem comum.

2. O que é o Estado. Em outras palavras, o termo Estado se refere à uma sociedade politicamente organizada ou melhor, ao conjunto de instituições políticas que dirigem uma determinada sociedade

3. Juízos a respeito da organização de uma sociedade estiveram sempre presentes, afinal a política envolve todo o cenário de um país, de uma nação. Nesse sentido, diversos filósofos do século passado levantaram hipóteses, e até mesmo modelos de como deveria ser a sociedade e o Estado.

O Brasil, por exemplo, é considerado um país “mal organizado”, pois diversos escândalos como nepotismo e corrupção estão presentes no cenário político, sendo até normal para os brasileiros. Então, todos acabam por questionar, o que há de errado nesse país? Há salvação? O que poderia ser feito para melhorar o país?

A solução dos diversos problemas de um país não é tão fácil de ser encontrada, mas a situação de um país pode melhorar. Seguindo a concepção de Nicolau Maquiavel (1469-1527) uma pessoa que governa deve ser um homem de inquestionável coragem, sabedoria ou inteligência na decisão de suas ações – virtude, isto é, um governante deve ser dotado de capacidade para controlar acontecimentos e ocasiões. Então, percebe-se que para mudar a política de uma sociedade, primeiramente, o Estado deveria ter um bom governante, dotado de princípios que se dá o nome de “virtú”, como citado na célebre obra de Maquiavel “O príncipe”: “É portanto necessário para um príncipe que deseje conservar o poder, aprender a não ser bom e a usar disso, ou não usar, segundo a necessidade”.

O príncipe dever conservar o Estado custe o que custar. É um sujeito com todos os deveres para manutenção do mesmo e em conseqüência disso possui todos os direitos, até mesmo de práticas tiranas, pois como os fins justificam os meios, tais práticas são para um bem maior - o Estado. Maquiavel "endeusa" essa pessoa - o Príncipe - e em seus postulados ele nunca criticou a posição em que um Príncipe se encontra. Maquiavel defende fortemente o Estado Absoluto mesmo se for degenerado, mas o direciona a favor de uma República, de uma união.

Explicação:

Perguntas interessantes