O que e poesia sacra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É importante ressaltar as diferenças entre arte sacra e arte religiosa. Entende-se por "Arte Sacra" toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado. Mas também é importante identificar as diferenças entre arte sacra e arte religiosa.
A poesia sacra é necessário que seja compreensível, quer dizer, que sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos.
A diferença está, fundada, não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto, e por tanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo "arte sacra".
A "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino litúrgico, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta para produzir a atitude religiosa exigida pela Liturgia, quer dizer para o culto divino.
Na poesia sacra não é suficiente que a subordinação seja somente ante o tema, porque, por exemplo, o Nascimento do Senhor pode ser considerado atraente em parte sob o seu aspecto de simplicidade, ternura, etc., mas sua representação não será arte religiosa e muito menos arte sacra se não tem por intenção refletir o mistério divino que ali se manifesta, e se não eleva o espirito daqueles que o comtemplam.
Espero ter ajudado com esse resumo do que pesquisei, Abraço.