Sociologia, perguntado por MelodyImortal, 9 meses atrás

O que é "Passado Traumatizante?"​

Soluções para a tarefa

Respondido por kpimentel518
0

Explicação:

A palavra trauma é comumente usada para um tipo de “impacto”, “choque”. Mas existem formas completamente diferentes de trauma que não podem ser atribuídas a uma catástrofe ou a um momento de choque.

Respondido por paulafatima22
1

Explicação:

Traumas psicológicos são sequelas emocionais, deixadas por uma experiência que causou imensa dor e sofrimento ao traumatizado, tal experiência (também chamada de evento traumático) é de tal magnitude que afetam profundamente o comportamento, pensamento e sentimentos do indivíduo, e este, por sua vez, fará de tudo para ...

Quais os principais tipos de traumas?

Assalto

A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso. Em casos muito extremos, a exposição à vulnerabilidade e o medo da morte resultam em situações traumáticas difíceis de serem enfrentadas sozinho. Aquele momento de tensão é registrado na memória e pode ser lembrado numa situação semelhante ou relativa a essa experiência.

Acidentes

Os acidentes causam traumas porque sempre estão associados à dor, ao sofrimento e às perdas físicas ou materiais. A exposição ao risco de mutilações ou de incapacidade física permanente contribui para acentuar o quadro de instabilidade emocional.

Violência sexual

Ao ter sua integridade física ameaçada diante de abusos sexuais, concretizados ou não, a vítima passa a necessitar de constante apoio familiar e profissional. Independentemente da idade ou do gênero, essa traumática experiência pode deixar marcas extremamente dolorosas, cujas lembranças

Mudanças drásticas na vida

Normalmente, as pessoas demoram cerca de um mês para se adaptarem a uma nova rotina. Mas, quando as mudanças são drásticas, repentinas e provocam sentimentos de perda, a adaptação não é tão simples assim.

Elas provocam sensações de fracasso, geram emoções negativas e impactam no desenvolvimento de quadros pós-traumáticos. Grandes prejuízos financeiros e desemprego exemplificam essas situações.

Fim de relacionamentos afetivos

O fim de relacionamentos amorosos, como namoro, noivado ou casamento, pode resultar em reações emocionais adversas e causar prejuízos sentimentais condizentes com traumas. Além disso, ainda sinaliza bloqueios gerados por sentimentos de desconfiança e de insegurança, que podem influenciar

nas próximas relações afetivas .

Perda de entes queridos

Uma das condições que caracterizam um dos tipos de traumas mais comuns é a morte de pessoas queridas, pois a saudade e a lembrança delas permanecem na memória. Esse sentimento de perda é muito doloroso e pode ser difícil superá-lo, caso não seja feito um tratamento adequado.

A boa notícia é que as situações descritas podem ser resolvidas, visto que existe tratamento para todos os tipos de traumas, independentemente da sua intensidade. O resultado da terapia está associado, normalmente, à escolha de um profissional capacitado, juntamente com a real decisão de se tratar, por parte do

paciente cliente.

então passado traumatizante é quando ocorre um fato como os exemplos citados e é difícil superar.

Perguntas interessantes