Biologia, perguntado por rianhudson9974, 4 meses atrás

O que é parasitismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por jana326
0

Resposta:

Parasitismo é a interação entre duas espécies, na qual uma delas (o parasita) se beneficia da outra (o hospedeiro), causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.

Respondido por FelinoSuperior
4

Na natureza, diferentes espécies formam relações entre si, conhecidas como relações interespecíficas, a fim de viabilizar sua própria sobrevivência. Dentre estas relações, temos o chamado parasitismo, que é uma relação interespecífica desarmônica onde dois seres vivos interagem mas apenas se beneficia às custas do outro.

Parasitismo

Ao longo da evolução, alguns seres vivos perceberam que era possível usar de outros para suprir as próprias necessidades: São os chamados parasitas, que dependem de usar um hospedeiro - ser que sustenta a vida desse parasita - para poderem viver e/ou se reproduzir.

Parasitas e Hospedeiros

 A relação formada entre parasitas e hospedeiros é bastante complexa, já que por um lado o parasita busca formas de se tornar cada vez mais adaptado para usar o hospedeiro, enquanto o hospedeiro busca formas de combater esse parasita.

Dizemos que se trata de uma relação desarmônica porque o parasita, ao usar dos recursos do hospedeiro sem oferecer nada em troca, acaba prejudicando-o e atrapalhando o seu desenvolvimento.

Parasitas podem matar?

A depender dos danos que o parasita causou ao hospedeiro, e do quão bem adaptados eles estão um ao outro, um parasita pode acabar matando o seu hospedeiro. Isto é ruim para o próprio parasita, uma vez que sem o seu hospedeiro ele mesmo não consegue viver - um parasita bem adaptado consegue se manter no hospedeiro sem ser eliminado e ao mesmo tempo sem prejudicar demais esse hospedeiro.

Exemplos de parasitismo

A natureza está repleta de relações de parasitismo. Podemos citar por exemplo a relação entre o cão e o carrapato. O carrapato se aloja no cão e suga o sangue, o que pode gerar anemia e transmitir doenças ao cão.

Outro exemplo é o Haemonchus contortus em ruminantes. O parasita se fixa na mucosa do abomaso e se alimenta de sangue, o que pode gerar anemia e outros sintomas importantes nos animais acometidos.

Para mais informações, veja:

https://brainly.com.br/tarefa/22014466

https://brainly.com.br/tarefa/16819940

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes