Português, perguntado por MichelliCarvalho, 1 ano atrás

O que é panorama cultural ?

Soluções para a tarefa

Respondido por damiaolimalima
4
Até hoje, 500 anos depois de o Brasil ter iniciado a existir aos olhos da Europa, a vida cultural de nosso país apresenta características peculiares, em parte compartilhadas com os demais países americanos. Vivemos às voltas com interrogações sobre quem afinal somos, sobre quais as manifestações de cultura são legitimamente nacionais, sobre qual o nosso papel no mundo. Nada a estranhar: países como o Brasil nasceram e viveram grande parte de sua história à sombra do dilema entre ser uma colônia ou ser de fato uma nação ("Triste fim de Policarpo Quaresma"). Ao longo dos três primeiros séculos da vida americana colonial, muita coisa mudou, certamente. Mas parece que certas marcas dessa origem permanecem até hoje.Nos países que nasceram no quadro da grande expansão mercantilista européia do século XVI, ocorreram fenômenos que, distância de 500 anos, podem ser considerados fatais. Para começar, a América era habitada e portanto contava com populações que aqui viviam, trabalhavam, organizavam-se; de sua parte, os colonizadores naturalmente tinham intenções de ocupação, mais ou menos regular, com fins de extração de qualquer riqueza disponível, que seria levada para a Europa. Tratou-se de uma guerra, nem sempre declarada, entre os europeus e os nativos.A Europa culta, na altura do ano de 1500, experimentava a tremenda novidade representada pelo Renascimento, verdadeira revolução no modo de pensar a agir, no plano da cultura, que de alguma maneira respondia às novidades impostas pela dinâmica da vida econômica e política. Os mercados estavam em franca expansão, o comércio internacional crescia de maneira inédita; os Estados nacionais se organizavam, criavam moedas, armavam exércitos para definir e guardar fronteiras, as carreiras da administração eram estabelecidas; Espanha e Portugal, particularmente, empenhavam-se em romper as limitações do Velho Mundo mediante esforços impressionantes de descoberta de novas rotas marítimas para comércio e de novas terras, isto, novos mercados e novas fontes de matéria prima.

GabrielFigueiredo5: é o nome dado, grosso modo, a qualquer vista abrangente de um espaço físico, ou seja, é uma ampla vista geral de uma paisagem, território, cidade ou de parte destes elementos, normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante.

A palavra foi originalmente cunhada na segunda metade do século XVIII pelo pintor irlandês Robert Barker para descrever suas pinturas "panorâmicas" de Edimburgo. O vocábulo é formado por dois termos do grego antigo παν (pan), que significa "total", e ὅραμα
Perguntas interessantes