História, perguntado por 86497657, 1 ano atrás

O que é oligarquias dissidentes e oligarquias situacionais ??

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
105

A oligarquia é a forma de governo onde um pequeno grupo de pessoas detém a maior parte do poder político e econômico.

Oligarquias dissidentes são elites locais que disputam o poder político, como ocorreu, na história do Brasil, entre as oligarquias sulistas e as de São Paulo antes da Revolução/Golpe de 1930.

Já as situacionais são aquelas que ora se aproximam de um grupo, ora de outro, buscando aumentar o seu poder político e prestígio social.

Respondido por vidinharego
20

Usamos o termo oligarquia para designar o domínio de poucos, quando foi exercido não pelos melhores, mas pelos homens ruins.

Nesse sentido, a oligarquia é uma forma degradada de aristocracia, que denota governo pelos poucos em que o poder é investido nos melhores indivíduos. A maioria das oligarquias clássicas resultou quando as elites governantes foram recrutadas exclusivamente de uma casta dominante, um grupo social hereditário que é separado do resto da sociedade por religião, parentesco, status econômico, prestígio ou até mesmo linguagem. Tais elites tendem a exercer poder no interesse de sua própria classe.

É uma idéia recorrente que todas as formas de governo sejam, em última análise, reduzíveis ao regime de poucos. Os oligarcas garantirão um controle efetivo se a autoridade formal estiver investida no povo, em um monarca, no proletariado ou em um ditador.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/19709776

Grande Abraço

Anexos:
Perguntas interessantes