Geografia, perguntado por sabrina8437, 3 meses atrás

O que é o Talibã? Quais suas origens? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinaoliveira5
4

Resposta: O Talibã é um grupo fundamentalista que surgiu no Afeganistão em 1994, durante a Guerra Civil Afegã. Esse grupo, que defende uma visão radical da lei islâmica, governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, impondo um governo violento e autoritário. Foi derrubado pelas tropas norte-americanas em 2001, mas retornou ao poder 20 anos depois.

Explicação:

O Talibã é um grupo fundamentalista sunita fundado por Mohammed Omar em 1994.

Surgiu durante a Guerra Civil Afegã com o objetivo de governar o país e impor uma visão radical da Sharia.

Governou o Afeganistão de 1996 a 2001, impondo um governo violento e autoritário.

Foi derrubado depois que o país foi invadido por tropas norte-americanas.

Retornou ao poder do Afeganistão em 2021, quando as tropas norte-americanas saíram do país.


andimfernandes2: Talibã é um grupo fundamentalista que surgiu no Afeganistão, em 1994, durante a Guerra Civil Afegã
Saragamer12: É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos, Canadá,Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão.
Saragamer12: Talibã (também transliterado Taleban, Taliban ou Talebã, do pachto: طالبان, transl. ṭālibān, "estudantes") é um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.
Respondido por dixxx0shiota
1

Olá✨

Talibã (também transliterado Taleban, Taliban ou Talebã, do pachto: طالبان, transl. ṭālibān, "estudantes") é um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.[29][30] Seus membros mais influentes eram ulemás (isto é, teólogos) em suas vilas natais. O movimento desenvolveu-se entre membros da etnia pachtun, porém também incluía muitos voluntários não afegãos do mundo árabe, assim como de países da Eurásia e do Sul e Sudeste da Ásia.

É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia,União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão.

Por quase duas décadas, seu líder foi Mohammed Omar, considerado um dos mais influentes jihadistas do mundo. Ele liderou a luta para estabelecer os Talibã como a principal força política e militar no Afeganistão na década de 1990, e depois liderou a insurgência contra tropas ocidentais no território afegão. Quando morto, em 2013, foi sucedido por Akhtar Mohammad Mansour.Este, contudo, também foi morto em um ataque aéreo por forças lideradas pelos Estados Unidos em maio de 2016.

Foi sucedido por Mawlawi Hibatullah Akhundzada, que assumiu, em 25 de maio, o controlo operacional completo do grupo.

Em 17 de agosto de 2021, após duas décadas afastado do poder, o Talibã retomou o controle do Afeganistão ao conquistar Cabul e derrubar o governo central afegão. Em seguida um novo Emirado Islâmico foi proclamado.

Perguntas interessantes