o que é o solo? como o solo se forma
pfv uma resposta n tão grande
Soluções para a tarefa
Resposta:Com a ação do sol, do vento, da água, das diferenças de temperatura, as rochas transformam-se em pequenas partículas (areia e pó). Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo. Solo – é a camada mais superficial da terra.
Explicação:Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo. Solo – é a camada mais superficial da terra.
Resposta:
.
Explicação:
solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Para que você tenha ideia de como esse processo de formação do solo é lento e paciente, saiba que são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm (um centímetro) de solo.
Elementos do solo necessários às plantas
O solo possui elementos minerais que são fundamentais para as plantas, os quais atendem a dois critérios de essencialidade:
Direto: o elemento tem que participar de algum composto, ou de alguma reação, sem a qual a planta não vive;
Indireto: o elemento não pode ser substituído por nenhum outro.
Os elementos essenciais dos solos são chamados macronutrientes – N, P, K, Ca, Mg e S –, e são exigidos em maiores quantidades (em quilogramas/hectare) pelas culturas. Já os elementos chamados micronutrientes – B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Zn, (Si) e (Ni) – são exigidos em menores quantidades (em gramas/hectare) pelas culturas.
Por causa principalmente do clima, a maioria dos solos tropicais tem níveis de acidez de médio a alto (pH em água < 6,0) e baixos teores de elementos essenciais.
Nesses tipos de solo, portanto, as culturas passam a necessitar de mais nutrientes, até mesmo por possuírem mais variedades de plantas de maior potencial produtivo. Dai ser muito importante o produtor monitorar sempre os seus elementos essenciais, para que, em caso de deficiência, ele possa lhes fornecer por meio da correção do solo e de adubações de manutenção e corretivas.