O que é o relatorio de estagio supervisionado pedagogia?
Soluções para a tarefa
O que é o estagio supervisionado?
O estágio supervisionado é o contato com a realidade educacional que impulsiona a essa formação, pois o aluno pode usar os conhecimentos adquiridos para colocá-los em prática. O estágio é feito em uma carga horária obrigatória divididas em horas de observação e horas de prática, com orientação e supervisão do docente responsável.
O que é um relatorio?
O relatório é uma ferramenta prática que é usada em campos de estudo e pesquisa para fornecer uma descrição detalhada de algumas ações.
Os relatórios são o prelúdio de um trabalho final, então eles são usados para coletar informações a fim de realizar um projeto ou pesquisa, a fim de unir todos eles em uma tese final que detalhará detalhadamente as etapas executadas para realizar o processo no relatório.
O que é o relatorio de estagio supervisionado ?
O relatório de estágio supervisionado, é um documento ondo o aluno relata detahadamente tudo o processo e as tarefas que realizou para atingir os objetivos do projeto.
O relatório deve ter certos elementos básicos compostos por: uma página de rosto (folha de rosto), um resumo, um índice, a introdução, a metodologia, os resultados, as conclusões, a bibliografia e os anexos.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6599492
Resposta:
. CARACTERIZAR O ESPAÇO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
EXEMPLO: BRINQUEDOTECA
A brinquedoteca é um lugar preparado especialmente para incentivar a criança a brincar, permitindo a aproximação a uma grande diversidade de brinquedos, inserido em um ambiente adequado e principalmente lúdico. É um espaço onde tudo chama a investigar, a sentir, a conhecer e a fantasiar, por intermédio de jogos, brincadeiras, histórias, as crianças desenvolvem sua criatividade e também aprendem a se socializar.
2. FALAR SOBRE O AMBIENTE
A Brinquedoteca é uma sala que foi muito bem planejada para tal objetivo. É espaçosa, devidamente iluminada, confortável e segura, proporcionando liberdade para que as crianças possam se divertir. Possuem livros, teatro de fantoches, jogos de montar, papéis, lápis e tintas para pintar e desenhar, carrinhos, bonecas, material reciclado, entre outros.
Dentre os cuidados importantes, há sempre a preocupação com a segurança das crianças, evitando objetos pontiagudos, brinquedos danificados (quebrados ou com lascas), pecinhas muito pequenas (no caso dos pequeninos), para impedir acidentes. Também há o cuidado com a limpeza frequente do local, para evitar algum tipo de alergia ou problema respiratório.
No piso da brinquedoteca possui tapetes emborrachados coloridos, que diminui o risco de tombos e amortece em caso de quedas. Também pensando na segurança dos pequenos o espaço não possui muitos móveis.
A brinquedoteca é muito bem organizada e arrumada, tudo guardado em caixas e armazenados em estantes ou nos cantos em seu devido lugar. No local também têm uma televisão, um ventilador e um computador.
3. FALAR SOBRE O PÚBLICO ALVO E A SUPERVISÃO OFERECIDA
A brinquedoteca é um espaço que foi criado, com o intuito de atender crianças de todas as faixas etárias, sem distinção, deixadas pelos responsáveis, que são os estudantes e os funcionários da universidade.
A brinquedoteca é vista como um espaço para abordagem de experiências, possibilitando o desenvolvimento prático dos alunos do curso de pedagogia.
Nesse espaço a supervisora exerce o papel de mediadora. Ela propõe, planeja e organiza as atividades, orientando e conscientizando os alunos desde o início até o fim do processo de estágio supervisionado.
A supervisora traz também, o conteúdo teórico estudado em sala de aula para prática, reforçando o quão importante é para as crianças que frequentam o espaço da brinquedoteca o ato de socializar, de brincar, de participar, explorar e de se expressar, levando a vivência lúdica propriamente, fazendo com que compreendemos o objetivo de brincar, que é tão necessário aprender para fins de se obter a devida formação no final do curso.
4. SUAS OBSERVAÇÕES
O trabalho de observação e co-participação dentro da brinquedoteca, funciona para o estagiário em pedagogia como um processo significativo de ensino-apendizagem e a possibilidade oferecida de trabalhar com crianças de todas as idades, valoriza ainda mais o estágio trazendo inúmeros conceitos práticos no que envolve a observação e também a continuação desta observação, onde os estagiários atuam de maneira mais direta em um momento mais atuante, em que é permitido ajudar no que for preciso.
Nesse momento é importante que o estagiário observe como funciona o ritmo das atividades na brinquedoteca e suas regras, para se familiarizar com os itens do processo ensino-aprendizagem, tendo a chance de aprender de maneira minuciosa perspectivas que lhe serão muito úteis quando partirem da observação para prática, pois é primordial que o estagiário vivencie as ações das crianças brincando e aprenda com elas.
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Toda brinquedoteca necessita de brinquedos, brincadeiras e jogos para alegrar as crianças. Na brinquedoteca, os estagiários do Curso de Pedagogia juntamente com seus supervisores, possuem liberdade para poder desenvolver esses passatempos com matérias-primas simples que iriam para o lixo, como tampinhas de garrafa pet, por exemplo, aproveitadas para montar um jogo. Com um pouquinho de criatividade e material reciclável, dá para montar muitas atividades e jogos educativos.
Na brinquedoteca têm-se a possibilidade de oferecer as crianças diversas atividades. Têm à hora da contação de histórias, da leiturinha, do teatrinho, hora de desenhar e pintar, hora livre quando se brinca do que quiser, hora de jogar, entre outras atividades.
Dessa forma, todas as atividades desenvolvidas na brinquedoteca possuem como estratégia a busca da prática pedagógica, de maneira sistemática e intencional e a observação da evolução das crianças, assegurando a obtenção de novas percepções e o cumprimento de novas aprendizagens por conta de atividades lúdicas e educativas.
O estágio é a ocasião de contrastar a teoria aprendida em sala de aula com a prática no processo educacional. É fazendo o estágio que o aluno percebe os enormes desafios que serão enfrentados no decorrer de sua trajetória.
Dessa maneira, o estágio é o momento de colocar a mão na massa, de praticar, é no estágio que se desenvolve a teoria e a prática, e se percebe que não é possível separar uma da outra, porque é uma coisa só. Para quem está passando pelo estágio é perceptível que esse momento significa muito para o aluno, é no estágio que o aluno questiona todo o processo educativo que envolve as escolas. É pelo estágio que o estudante percebe as dificuldades e os prazeres da profissão escolhida.
O estágio na brinquedoteca é bem planejado e orientado e proporciona ao estagiário a possibilidade de atuação e intervenção permitindo vivenciar o momento como futuro professor. Adquirindo novas habilidades, aprimorando práticas, agregando valores, fazendo com que o estagiário assuma uma postura e uma posição de profissional consciente e atento de seu papel social.
6. AÇÃO
Pensando como um lugar de observação e de vivência da compreensão lúdica da criança, a brinquedoteca visa oferecer por intermédio da atuação lúdica, a criação do entendimento socialmente elaborado e historicamente reunido sobre o ato de brincar e considera a brincadeira uma ferramenta de entendimento da realidade nos olhos da criança.
Desse modo, a estrutura da brinquedoteca foi montada para garantir o acesso a diversos jogos e também a diversas brincadeiras como ferramentas disponíveis a varias crianças que frequentam o local.
Está presente também nesse projeto uma visão ecológica de medidas de práticas sobre a reciclagem de materiais e para esse fim foi preciso desenvolver uma outra forma de olhar sobre o lixo que descartamos.
Sendo assim, é certo dizer, que o objetivo inicial do projeto dessa brinquedoteca, foi concretizado.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ESTRATÉGIAS
Desde o início seu foco é destacado por: garantir o acesso a vários brinquedos, brincadeiras e jogos, possibilitar a criação de vários materiais lúdicos, estimular a criatividade, desenvolver a cooperação por meio de brincadeiras.
Estrategicamente criado e elaborado para funcionar como um laboratório de práticas pedagógicas levando para o estagiário a facilidade de atuar na parte prática do curso de pedagogia, tendo contato real com o lúdico em um local próprio para desenvolvimento de produção de conhecimento e desenvolvimento profissional.
Esse projeto tem uma enorme importância na formação dos alunos, uma vez que eles, no processo de produção do projeto, puderam novamente experimentar brincar, e por poderem participar das atividades práticas propostas. Além disso, proporciona aos alunos a vivência de variadas propostas pedagógicas, ampliando seus conhecimentos na arte de brincar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluí-se que a brinquedoteca como contribuição no estágio não-escolar do curso de graduação em pedagogia, contribui muito para o processo de ensino e aprendizado, considerando que retrata um lugar especial para a criança, que tem a chance de brincar e se relacionar, produzindo dessa forma, a socialização.
Para o estagiário, a forma de aprendizagem na brinquedoteca se dá de uma maneira mais prazerosa e estimulante, pois através da observação do comportamento das crianças diante do lúdico, é possível na prática, entender as necessidades delas, na hora das brincadeiras propostas.
Explicação:
Seguindo essas etapas você terá um excelente relatório de estágio.
Explicação: