O que é o pacto colonial (ou exclusivo metropolitano)? Qual a lógica da metrópole para a maximização dos lucros?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pacto colonial (ou exclusivo metropolitano) foi um mecanismo utilizado pelas metrópoles sobre as colônias para garantir que elas somente realizariam comércio com a metrópole.
A lógica para a maximização dos lucros por parte da metrópole consistia no fato de que os produtos vendidos pela colônia, eram produtos de baixo valor agregado como matéria-prima, metais preciosos e produtos como o açúcar, enquanto os produtos vendidos pela metrópole eram produtos de alto valor agregado por serem manufaturados (chapéus, roupas e outros).
Explicação:
O pacto colonial visava a exploração máxima da colônia e impedia o seu desenvolvimento econômico, porque como não havia a possibilidade de escolher com quem pudesse oferecer melhor preço para seus produtos, a colônia ficava submetida sempre aos interesses metropolitanos.
Como a colônia também estava proibida desenvolver produtos manufaturados, continuava sempre dependente da metrópole para o fornecimento de outros produtos que eram essenciais para sua vida cotidiana.
Além disso, o comércio de mão de obra , necessário para desenvolver produtos como a cana de açúcar na colônia, era também controlado pela metrópole, o que garantia para ela lucros bastante significativos e mais desvantagem econômica para a colônia que não dispunha de outro tipo de mao de obra.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/11977034