História, perguntado por larissa5672, 10 meses atrás

O que é o modo de produção asiático ?

Soluções para a tarefa

Respondido por phaolladantas47
1

Resposta:

Mundo EducaçãoBuscaLogin

Você está aqui: Mundo Educação Sociologia Modos de produção pré-capitalistas

Modos de produção pré-capitalistas

Os modos de produção são elementos que marcaram toda a história. Podemos afirmar que na vida em sociedade, sempre há algum tipo de modo de produção. Embora o capitalismo tenha surgido e se consolidado como o sistema produtivo mais importante da história, houveram muitos outros modos de produção pré-capitalistas. É importante ressaltar que nenhum modo de produção é único, ou seja, numa sociedade feudal, por exemplo, também pode haver trabalho escravo.

Modo de produção comunal primitivo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É considerado o primeiro modo de produção da história. Se iniciou a partir da época em que o homem deixou de ser nômade e passou a plantar e caçar. Tal modo se baseia no uso coletivo dos meios de produção, nas relações familiares e no cooperativismo, semelhantemente ao que ocorre em muitas aldeias indígenas. Assim, no modo de produção comunal primitivo, não havia propriedade privada, uma vez que todos os bens e modos de produção eram coletivos.

Modo de produção escravista

Diferentemente do comunal primitivo, o modo de produção escravista foi o primeiro a estabelecer o conceito de propriedade privada. Os senhores, a minoria, eram proprietários dos escravos. As relações aqui não são de cooperação, como no modo comunal primário, mas sim, de domínio e sujeição, uma vez que os escravos eram vistos como instrumentos, como objetos, animais, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro importante fato referente a esse sistema é que foi a partir dele – e do surgimento da propriedade privada – que surgiu a necessidade de se criar um órgão para garantir o bem-estar, a justiça, a ordem e a manutenção dos direitos dos proprietários de terras: o Estado.

Modo asiático de produção

Presente principalmente nas civilizações da antiguidade, como Egito e Mesopotâmia. Foi marcado pela existência de um Estado forte que apresentava mecanismos burocráticos e eficientes com o fim de submeter toda a sociedade ao seu poder. Todos os bens e meios de produção eram pertencentes ao Estado, sendo este encarnado pelo rei, imperador, etc.

Respondido por willianymatias
0

Resposta:

A propriedade da terra é do Estado. A posse da terra é comunitária;

A base social era formada por comunidades aldeãs, com maioria composta de camponeses;

O grupo social dominante identificava-se com o Estado, pois exigia e arrecadava tributos;

Graças aos excedentes acumulados, o Estado podia realizar as grandes obras públicas.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes