Filosofia, perguntado por lucia2930, 11 meses atrás

O que é o mito em nosso dias?

Soluções para a tarefa

Respondido por EvelynLima07
0


Quando Augusto Comte, filósofo francês do século XIX e fundador do positivismo, explica a evolução da humanidade com a teoria dos três estados, define a maturidade do espírito
humano pelo abandono de todas as formas míticasa e religiosas. Com isso privilegia o fato positivo, ou seja, o fato objetivo, que pode ser medido e controlado pela experimentação.

Essa posição opõe radicalmente o mito à razão, ao mesmo tempo que inferioriza o mito como tentativa fracassada de explicação da realidade. Ao criticar o mito, o positivismo se mostra reducionista, empobrecendo as possibilidades de abordagens do mundo abertas ao homem. A ciência é necessária, mas não é a única interpretação válida do real, nem é suficiente: quando exaltada (a ciência), faz nascer o mito do cientificismo: a crença na ciência como única forma de saber possível..."



Vamos lançar dois exemplos:

As personalidades que os meios de comunicação se incumbem de transformar em imagens exemplares: como artistas, políticos, esportistas, e que, no imaginário das pessoas, representam todos os tipos de anseios: sucesso, poder, liderança, sexualidade etc. - lembrem do "rei Pelé", quando em entrevista disse algo como: sou Edson Arantes, embora achem que sou o mito Pelé - ele, perfeito, eu, imperfeito.

Nas histórias em quadrinhos: Superman, X-men, etc... todas criaturas que vão além do homem, mostrando-lhe quão limitado é e conferindo-lhe, sobretudo, significado.


Respondido por AmabiliJSK02
0
Tradicionalmente , a criação de mitos , olha para o passado para tentar fazer com que o presente tenha sentido.
ao invés disso , alguns mitos modernos olham para o futuro. Os contadores de histórias , fazem uso de muitas invenções dos últimos séculos para tentar dar pistas de como a terra será daqui há centenas de anos , ou para imaginar a vida daqui a bilhões de anos-luz no espaço ou no futuro distante.

O mito recuperado do cotidiano do homem contemporâneo não se apresenta com o alcance que se fazia sentir no homem primitivo . Os mitos modernos não envolvem mais a totalidade do real como ocorria nos mitos gregos , romanos ou indígenas. Podemos escolher um mito da sensualidade , outro da maternidade , sem que tenham de ser coerentes entre si.

Espero ter ajudado!!!^^
Perguntas interessantes