O que é o mercantilismo?
2) Quais são as principais práticas do mercantilismo?
3) Quais são as características do Mercantilismo?
4) Qual é o principal objetivo do mercantilismo?
5) Qual é o princípio mercantilista?
6) Quais são as bases do mercantilismo?
7) Quais eram os objetivos do Metalismo?
8) Quais Os meios para atingir os objetivos do mercantilismo?
9) O que era o princípio mercantilista do protecionismo?
10) Quais eram os pilares do pensamento mercantilista?
11)Quais as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.
2. O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo.
3. Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo.
4. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
5. O mercantilismo variou de um país para o outro e tinha quatro princípios básicos que são metalismo, balança comercial favorável, protecionismo e todo comercio colonial deve ser monopólio da metrópole. O metalismo era que quanto mais ouro e prata possuísse teria mais riqueza.
6. Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo.
7. O objetivo era proporcionar ao país o maior desenvolvimento econômico possível que transferia à nação poder, prestígio e respeito diante das nações estrangeiras.
8. Balança comercial favorável : exportar mais, importar menos . Protecionismo alfandegário : aumentar as taxas para desestimular as exportações. Defesa da produção nacional : incentivo a esse tipo de produção. Intervenção do estado na economia: para se realizar essas características era preciso a participação do estado.
9. O princípio do protecionismo é a ideia de que o Estado deve proteger e favorecer as indústrias e fazendas dentro de seu território contra as de outros Estados. Algumas medidas tomadas para garantir isso são: o imposto sobre importações e concessão de empréstimos a juros baixos.
10. Os pilares do pensamento mercantilista eram a intervenção estatal, o protecionismo, o pacto colonial, a acumulação de metais preciosos e o comércio.Os mercantilistas basicamente buscavam uma balança comercial favorável.
11. O modelo econômico europeu passou do Mercantilismo para o Capitalismo por conta da necessidade de sofisticar as redes internacionais de troca (de modo a coibir os protecionismos exacerbados do mercantilismo), pelo advento da industrialização e pelo crescimento econômico (político e social) da burguesia perante a nobreza.