O que é o Esclarecimento
O esclarecimento (Aufklãrungl) é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele
é o próprio responsável. A menoridade é a incapacidade de fazer uso do
entendimento sem a condução de um outro. O homem é o próprio culpado dessa
menoridade quando sua causa reside não na falta de entendimento, mas na falta de
resolução e coragem para usá-lo sem a condução de um outro. Sapere aude!
"Tenha coragem de usar seu próprio entendimento!" - esse é o lema da ilustração.
Preguiça e covardia são as razões pelas quais uma tão grande parcela da
humanidade permanece na menoridade mesmo depois que a natureza a liberou da
condução externa (naturalider maiorennes); e essas são também as razões pelas
quais é tão fácil para outros manterem -se como seus tutores. É cômodo ser menor.
Se tenho um livro que substitui meu entendimento, um diretor espiritual que tem uma
consciência por mim, um médico que decide sobre a minha dieta e assim por diante,
não preciso me esforçar. Não preciso pensar, se puder pagar: outros prontamente
assumiram por mim o trabalho penoso.
Que a passagem à maioridade seja tida como muito difícil e perigosa pela maior
parte da humanidade (e por todo o belo sexo) deve-se a que os tutores de bom
grado se encarregam da sua tutela. Inicialmente os guardiões domesticam o seu
gado, e certificam -se de que essas criaturas plácidas não ousarão dar um único
passo sem seus cabrestos: em seguida, os tutores lhes mostram o perigo que as
ameaça caso elas tentem marchar sozinhas, Na verdade, esse perigo não é tão
grande! Após algumas quedas, as pessoas aprendem a andar sozinhas. Mas cair
uma vez as intimida e comumente as amedronta para as tentativas ulteriores. É
muito difícil para um indivíduo isolado libertar -se da sua menoridade quando ela
tornou-se quase a sua natureza (...). Mas que o público se esclareça a si mesmo é
muito perfeitamente possível; se lhe for assegurada a liberdade, é quase certo que
isso ocorra(... )Sempre haverá alguns pensadores independentes, mesmo entre os
tutores das grandes massas, que, depois de terem -se libertado da menoridade,
disseminarão o espírito de reconhecimento racional tanto de sua própria dignidade
quanto da vocação de todo homem para pensar por si mesmo. Mas note -se que o
público, que de inicio foi reduzido à tutela por seus guardiões, obriga -os a
permanecer sob jugo, quando é estimulado a se rebelar por guardiões que, eles
próprios, são incapazes de qualquer ilustração. Isso mostra quão nocivo é semear
preconceitos; mais tarde, voltam -se contra seus autores ou predecessores. Sendo
assim, apenas lentamente o público pode alcançar a ilustração. Talvez a destruição
de um despotismo pessoal ou da opressão gananciosa ou tirânica possa ser
realizada pela revolução, mas nunca uma verdadeira reforma nas maneiras de
pensar. Enquanto essa reforma não ocorrer, novos preconceitos servirão, tão bem
quanto os antigos, para atrelar as grandes massas não -pensantes. Entretanto, nada
além da liberdade é necessário à ilustração: na verdade, o que se requer é a mais
inofensiva de todas as coisas às quais esse termo pode ser aplicado, ou seja, a
liberdade de fazer uso público da própria razão a respeito de tudo (...). A pedra de
toque para o estabelecimento do que devem ser as leis de um povo está em saber
se o próprio povo poderia ter-se imposto as leis em questão (...).
O que o povo não pode decretar para si próprio muito menos pode ser decretado por
um monarca, pois a autoridade legislativa deste último baseia-se em que ele une a
vontade pública geral na sua própria. A ele incumbe zelar para que todas as
melhorias, verdadeiras ou presumidas, sejam compatíveis com a ordem civil;
fazendo isso, ele pode deixar aos súditos que busquem eles próprios oque lhes
parece necessário à salvação de suas almas. (I. Kant, "O que é a ilustração". In
Régis C. Andrade. Kant, a liberdade. o indivíduo e a república. in F. Weffort (org). Os
clássicos d a política, v. 2, p. 83-85.)
Quem são os tutores aos quais Kant se refere no texto e por que eles “impedem” as pessoas de alcançarem a sua maioridade? Quem poderiam ser como os tutores de nossa época?
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Explicação:o entendimento por sua vez é a capacidade utilizada próprio entendimento O que impede a prejudicar e prejudicar é a covardia são as causas pelas quais é tão grande
e parte dos ombros pode ajudar no futuro ajudar a desenvolver profissional na medida que possibilita uma reflexão nova.
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