Geografia, perguntado por biancaoliveirarj, 6 meses atrás

O que é o desmatamento?​

Soluções para a tarefa

Respondido por karinnyleite0212
0

Resposta:

desmatamento florestal, que pode ser chamado também de desflorestação ou desflorestamento. Podemos dizer que, segundo o dicionário, desmatamento é "o ato que consiste na retirada de mato”, ou seja, a retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de uma determinada região.

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.

Causas do desmatamento

As causas do desmatamento são diversas e, em sua maior parte, compostas por atividades humanas que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, como: expansão agropecuária (abertura de áreas para agricultura, pastoreio ou áreas rurais à espera de valorização financeira), atividade mineradora (áreas que são devastadas para a instalação de equipamentos e atividades de exploração de ouro, prata, bauxita/alumínio, ferro, zinco, etc.), intensa e cada vez maior exploração dos recursos naturais devido à procura por matéria-prima, o crescente aumento da urbanização e aumento das queimadas, acidentais ou intencionais.

Consequências e impactos do desmatamento

As consequências e impactos gerados pelo desmatamento são devastadores. E a primeira afetada é a biodiversidade local, pois uma vez em que há a destruição das florestas, perde-se o habitat natural de muitas espécies, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos, trazendo problemas para a cadeia alimentar e para os ecossistemas locais. Essa perda pode impactar até as atividades econômicas, como a caça e a pesca.

O desmatamento gera consequências negativas também sobre a água e os solos. Como as florestas são responsáveis pela regulação de cerca de 57% das águas doces superficiais do mundo, elas contribuem fornecendo umidade para o ambiente. Ou seja, a retirada delas implica na alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa. Além disso, elas melhoram a drenagem dos terrenos, e sua ausência intensifica os deslizamentos de terra em terrenos de forte inclinação, acentua as inundações, facilita a erosão do solo e a desertificação. Como consequência, há a privação dos solos de seus nutrientes, o que ocasiona o assoreamento de rios e lagos, pelo depósito da terra carregada nos seus leitos. O desmatamento é a principal causa da degradação dos solos.

O ser humano é outro que sofre as consequências das próprias ações, já que, como já dito, 1,6 bilhão de pessoas depende hoje, direta ou indiretamente, das atividades ligadas às florestas. O homem se priva não só de uma potencial produção contínua de madeira, como também de muitos outros produtos naturais valiosos, como frutos, amêndoas, fibras, resinas, óleos e substâncias medicinais, dos quais a humanidade depende para sua sobrevivência.

No Brasil, uma das maiores preocupações é com a Amazônia. Com seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados, a floresta sofre com o desmatamento, que, desde 1970, já atingiu 18% de seu território, área que equivale aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Explicação:

Espero ter ajudado 'v'

me marca como melhor resposta pfvvv 'v'

bons estudos 'v'

xaaaaaau 'v'

boa semana 'v'

boa tarde 'v'

Perguntas interessantes