O QUE É O CONHECIMENTO CIENTÍFICO??
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.
Resposta:
O que é?
O conhecimento científico é resultado de estudos e busca constantes. De forma geral, ele nasceu da necessidade do ser humano de conhecer e compreender o funcionamento das coisas: como elas ocorrem, de que forma, até que ponto e por que. Portanto, questionar é algo inerente à natureza humana.
Segundo Suzana Pinheiro Machado Mueller, PhD em Estudos da Informação pela Universidade de Sheffield, o conhecimento científico é uma necessidade social comum. Em suma, ele é um recurso utilizado de forma contínua em nossas decisões diárias, as quais aplicamos a ciência que foi popularizada.
No entanto, o que diferencia o conhecimento científico do senso comum ou de outras formas de saber? Pois bem, essa manifestação de conhecimento é produto do método científico. Este último, por sua vez, é um processo de observações e experimentações que tem como finalidade comprovar ou negar uma teoria.
Sendo assim, o conhecimento científico não trabalha com suposições ou achismos. Para que uma hipótese receba o título de ciência, é necessário passar por inúmeras etapas de experimentações que visam conferir a ela o grau solução legítima até que seja questionada. Tal processo explica o porquê desse conhecimento científico possuir autoridade.
Características do conhecimento científico
Basicamente, uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização. Ou seja, o ato de descobrir o saber de forma ordenada, juntando-se ideias que formarão uma teoria. Próxima ao saber está a verificabilidade, uma investigação em busca de comprovação.
Partindo desses dois atributos, surgem ramificações particulares que resultam no processo de produção desse conhecimento. Só para ilustrar, podemos citar:
Observação sistemática: análise que respeita regras e sistemas específicos para que seja confiável;
Experimentação controlada: sempre que possível, o conhecimento científico parte de experimentos;
Probabilidade e contexto: o conhecimento científico é sempre probabilístico e contextualizado, ou seja, depende das circunstâncias em que foram realizadas as experimentações.
Capacidade crítica: responsável pelo questionamento contínuo que confere ao conhecimento sua legitimidade;
Composição de teorias: produção de um conhecimento regrado e disciplinado que resulta em uma teoria.
Ademais, devemos tomar cuidado para diferenciar o conhecimento científico do senso comum. O primeiro exige uma base teórica e a comprovação, ou não, a partir de experimentações. Já o senso comum se fia em crendices populares ou na oralidade. Sendo assim, um é técnico e o outro informal. O método científico divide-se em:
Experimentação;
- Elaboração de hipóteses;
- Repetição da experimentação por outros cientistas;
- Repetição da experiência para testar as hipóteses;
- Formulação das leis e generalizações.
Se qualquer uma das etapas do processo não for atendida, chega-se apenas ao conhecimento filosófico como faziam o gregos na antiguidade.
Tipos de conhecimento científico
O conhecimento científico é formado a partir de atividades científicas. Todas as atividades desenvolvidas têm como objetivo demonstrar a veracidade de algo por meio de argumentações, experimentação e coleta de dados. Para que essas informações sejam consideradas confiáveis, existem métodos específicos de precisão de resultados.
Alguns exemplos dos métodos utilizados dentro do conhecimento científicos, são o método indutivo e o método dedutivo. Além disso, o conhecimento baseado em atividades científicas pode ser dividido de duas maneiras: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
Conhecimento científico explícito – aquele disponibilizado em forma de artigos, bases de dados, revistas, portais de conhecimento e manuais. Em síntese, é o tipo de conhecimento que utiliza a literatura científica nos meios de publicação;
Conhecimento científico tácito – conhecimento compartilhado entre cientistas, dificilmente transmitido por textos ou sistemas. Neste caso, o conhecimento está ligado diretamente experiência de cada pesquisador, incluindo elementos práticos e cognitivos, por exemplo.
Espero ter ajudado!