Biologia, perguntado por josejeronimolima, 9 meses atrás

o que é o circulo de krebes

Soluções para a tarefa

Respondido por Sarouka
0

Resposta:

É uma série de reações químicas que ocorrem na vida da célula e seu metabolismo foi descrito pelo bioquímico alemão Hans Adolf Krebs.  

Explicação:

É uma série de reações químicas que ocorrem na vida da célula e seu metabolismo foi descrito pelo bioquímico alemão Hans Adolf Krebs.  

No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico (C3H4O3) proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias dos seres eucariontes, e reage com a coenzima A (CoA). O resultado dessa reação é a produção de acetilcoenzima A (acetilCoA) e de uma molécula de gás carbônico (CO2). Em seguida, o acetilCoA reage com o oxaloacetato, ou ácido oxalacético, liberando a molécula de coenzima A, que não permanece no ciclo, formando ácido cítrico.

Depois de formar o ácido cítrico, haverá uma sequência de oito reações onde ocorrerá a liberação de duas moléculas de gás carbônico, elétrons e íons H+. Ao final das reações, o ácido oxalacético é restaurado e devolvido à matriz mitocondrial, onde estará pronto para se unir a outra molécula de acetilCoA e recomeçar o ciclo.

Respondido por milaxande
0

Resposta: O Ciclo de Krebs, ou também conhecido como ciclo do ácido cítrico por ser a primeira substância a ser formada durante o ciclo, é uma das etapas do processo da respiração celular dos organismos aeróbios, ocorrendo no interior das mitocôndrias das células eucariontes.

Devido o seu caráter metabólico, catabólico e anabólico, é considerado como rota anfibólica, de degradação e construção de substâncias com finalidade de produzir energia suficiente para as atividades desenvolvidas pela célula.

Esse ciclo composto por oito reações controladas enzimaticamente, tem seu início a partir da degradação por oxidação, uma reação do ácido oxalacético com a acetil-coenzima-A, substância originada na glicólise em conseqüência da ação catabólica da enzima desidrogenase sobre o piruvato (molécula altamente energética), produzindo duas moléculas de CO2.

O produto dessa oxidação origina uma molécula de citrato, mediador de um composto com cinco carbonos (cetoglutarato), que durante o percurso desse ciclo é quebrado liberando prótons receptados pelo NAD (aceptor intermediário de hidrogênios).

A degradação contínua e o cetoglutarato formam o alfa-cetoglutarato, molécula menos energética contendo quatro carbonos. No entanto, ainda quebrada, libera mais H+, recolhidos nesse momento pela molécula de FAD, finalizando o processo com a restituição do ácido oxalacético, enzima iniciadora do ciclo.

Além do dióxido de carbono são produzidos íons H+, conforme mencionado são absorvidos pelo NAD e FAD (NADH e FADH2), destinados às cristas mitocôndriais, onde ocorre a cadeia respiratória e produção de ATP.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular.  

O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular.

Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Compartilhe!

 

Artigo relacionadoTeste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

QUERO FAZER OS EXERCÍCIOS

Assuntos Relacionados

Ribossomo

Saiba mais sobre os ribossomos, suas características principais e função desempenhada. Clique aqui!

Respiração aeróbica

Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.

Transporte Ativo

Transporte de substâncias iônicas e moleculares com gasto energético.

O Primeiro Microscópio

Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!

Descoberta da célula

Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.

Microscópio de luz e Eletrônico

A diferença entre ambos e as características de cada um.

Parede celular

Amplie seus conhecimentos a respeito das características da célula vegetal com este texto sobre a parede celular.

Difusão Facilitada

O transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, regulado por enzimas carreadoras.

Diferença entre células procariotas e eucariotas

Aspectos gerais das células e diferenças entre as procariotas e eucariotas.

Glicólise

ompreenda o que é glicólise, processo que ocorre no citoplasma de todas as células.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Enem 2019 Videoaulas

Aulão ao vivo Pré-Enem

Fique ligado(a) nas datas e horários dos aulões que vão te ajudar a revisar temas para o Enem.

Músicas em Inglês

Aprenda a interpretar músicas em inglês para não errar na prova. Acesse questões comentadas!


julianavitorio: O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular descoberta pelo bioquímico Hans Adolf Krebs, no ano de 1938. Essa fase da respiração ocorre na matriz mitocondrial e é considerada uma rota anfibólica, catabólica e anabólica
Perguntas interessantes