O que é o câncer e o que desencadeia seu desenvolvimento na célula?
• Quais comportamentos diferenciam uma célula normal de uma célula cancerosa?
• O que são oncogenes?
• O que são supressores de tumor?
• Qual o papel da p53 em células saudáveis?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O principal comportamento que diferencia uma célula sadia de uma cancerosa é a diferenciação incontrolada da doente
Oncogênese é o processo de formação de tumores
Supressores de tumor são os mecanismos responsáveis por impedir a multiplicação descontrolada dessas células
A p53, no momento que identifica que uma célula tem um defeito no DNA impede a continuação do ciclo celular e junto com a p27 indicam a célula para apoptose
Resposta:
O câncer é basicamente, uma doença causada por divisões. celular descontrolada, isto e seu desenvolvimento na célula estão ligado a. uma série de alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular. A célula tem inibidores que impedem que as células se dividam quando as condições não são corretas, a baixa ação.
desses inibidores pode causar o câncer se estiverem muito ativos.
As células cancerígenas apresentam comportamentos anormais em relação às células consideradas normais. Alguns exemplos de comportamentos que as diferenciam são: a multiplicação das células cancerígenas é bem mais rápida e seu crescimento se torna descontrolado.
O acúmulo das células cancerígenas dão origem a oncogênese que é o processo de formação de tumores e responsável por estimular o processo da mitose, ou seja, da divisão de células, já os genes supressores de tumores são genes normais que estão presentes em todas as células, e o que controla as divisões das células, produzindo fatores (proteínas) que inibem o processo de proliferação das células quando ocorre uma mutação em ambos, assim a ausência desses fatores resulta em uma proliferação anormal, os supressores de tumores só previne a formação de tumores quando estão funcionando corretamente.
Quando DNA da célula e danificado, entra em ações a P53 (proteína) interrompendo o ciclo celular, verificando possíveis mutações durante a replicação do DNA para o processo de mitose, caso haja algum tipo de mutação durante a replicação, a p53 ativa outras proteínas que corrige o problema. Após isso, a p53 verificará novamente, Caso o DNA duplicado esteja tão danificado que não possa corrigi-lo, a p53 impedirá que o processo de mitose siga adiante, ativando o mecanismo de apoptose (morte programa celular). Ou seja, a p53 é uma das proteínas mais importantes para impedir mutações celulares, é consequentemente impedir o desenvolvimento de câncer.
bom estudo, espero ter ajudado.
Explicação: