Geografia, perguntado por ManuelaJady, 9 meses atrás

o que é o Aquífero Guarani e a sua importância para a sociedade resumo​

Soluções para a tarefa

Respondido por demonrachel7
1

Resposta:

O Aquífero Guarani possui grande importância econômica e social, uma vez que abastece a região em que está inserido,

Explicação:

pois eles mantêm o equilíbrio entre a quantidade de água subterrânea e superficial do planeta. O Aquífero Guarani ou Sistema Aquífero Guarani (SAG) representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta e ocupa uma área de 1,2 milhões de km2. Recebeu este nome em 1996, pois a região onde se encontra está associada ao território onde viviam parte dos índios guaranis.

Respondido por marciojoseneco
2

Resposta:Um aquífero é uma formação geológica que permite que a água se acumule em estruturas naturais subterrâneas. Desse modo, a água armazenada por elas pode ser utilizada para o abastecimento da população.

Explicação:A formação de um aquífero é lenta e demanda condições bastante específicas. A primeira delas é o tipo das rochas subterrâneas, que devem ser porosas ou formarem um espaço para o armazenamento da água. Depois, é necessário contar com a presença de água de forma constante, já que ela vai se infiltrando de forma lenta e compondo a reserva.

O Aquífero Guarani, por sua vez, é um desses reservatórios naturais de água subterrânea. Ele é um dos maiores do mundo e o principal aquífero com área distribuída em diversos países.

Trata-se de uma reserva de um milhão de quilômetros quadrados e um volume superior a 37 mil quilômetros cúbicos ao longo de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Dentro do território brasileiro, o Aquífero Guarani atravessa oito estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. De todo modo, em parte da extensão do aquífero a potabilidade da água é boa, com exceções onde a presença de flúor é naturalmente elevada. Na região Sul do país, o acesso à água do aquífero é um pouco mais complicado devido ao solo. Na Argentina e no Uruguai, a água dos reservatórios costuma ter alta salinidade.

Essa variação ao longo de toda extensão do aquífero não significa que ele é menos importante do que deveria. Muitas cidades lançam mão dessa água subterrânea para garantir o abastecimento da população.

Perguntas interessantes