O que é novo, hoje, é a ascensão de políticas de identidade. Em contextos muito diferentes e de modos muito diversos – desde os povos indígenas da América Latina às minorias religiosas na Ásia do Sul e às minorias étnicas nos Bálcãs e em África, até os imigrantes na Europa Ocidental – as pessoas estão se mobilizando de novo em torno de velhas injustiças segundo linhas étnicas, religiosas, raciais e culturais, exigindo que sua identidade seja reconhecida, apreciada e aceita pela sociedade mais ampla. Sofrendo de discriminação e marginalização em relação a oportunidades sociais, econômicas e políticas, também exigem justiça social. Conforme o texto acima, o que podemos perceber sobre o processo de exclusão? Marque a alternativa com a afirmação correta. Escolha uma:
a. As classes populares são vítimas do sistema e por meio da desestruturação social são excluídas da sociedade, ficando a deriva.
b. As populações marginalizadas , não tem chances de conseguires a inclusão social , porque não têm força para reivindicar melhorias.
c. As oportunidades econômicas, sociais e políticas são vetadas aos sujeitos das classes menos privilegiadas, não sobrando expectativa de melhorias.
d. As minorias sociais se conformam com a exclusão , esperando que o estado olhe por eles numa atitude paternalista.
e. Mesmo que haja influência das relações estruturais da sociedade, o sujeito não vai ficar à deriva, pois vão se organizar em movimentos que reivindicam melhorias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
É alternativa (E) Mesmo que haja influência das relações estruturais da sociedade, o sujeito não vai ficar à deriva,pois vão se organizar em movimentos que reivindicam melhorias.
katiapetunia:
parabéns....... obrigado
Perguntas interessantes