o que é notocondrina
Soluções para a tarefa
As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma da célula que funcionam como pequenos órgãos, exercendo as mais variadas funções. Um exemplo de organela é a mitocôndria: estrutura esférica e alongada que apresenta cerca de 10 µm de comprimento e está relacionada com a produção de energia para a célula.
→ Estrutura de uma mitocôndria
As mitocôndrias são organelas celulares que se destacam pela presença de duas membranas, uma mais externa e uma mais interna, as quais estão separadas pelo espaço intermembranoso. A membrana mais interna projeta-se para o interior da organela, formando as chamadas cristas mitocondriais. Essas cristas aumentam a superfície interna da organela e apresentam componentes que garantem a realização da respiração celular. Além disso, as cristas delimitam a matriz mitocondrial, que é formada por água, íons, enzimas e outras substâncias.
As mitocôndrias são organelas capazes de se autoduplicar e possuem DNA próprio, que se apresenta como filamentos duplos e circulares e é muito semelhante ao das bactérias. Essas organelas também apresentam RNA (mensageiro, ribossomal e transportador) e ribossomos pequenos. Vale frisar que o genoma mitocondrial codifica algumas importantes proteínas, entretanto, a maioria das proteínas é codificada por genes localizados no núcleo da célula.
→ Qual é a função das mitocôndrias?
As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).