O que é musica?
Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.
A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.
Miscigenação : significa a mistura de elementos de diferentes etnias, religiões, arte, e que vão originar um terceiro elemento.
A miscigenação é uma das características marcantes do povo e da cultura brasileira. No entanto, ao longo do tempo, este conceito foi aproveitado por várias ideologias para justificar as qualidades ou os defeitos do País.
Cultura Afro-Brasileira A cultura brasileira é muito rica e diversificada. Podemos apontar três grandes vertentes que influenciaram diretamente nossos costumes: 1) A cultura indígena, que eram os povos que já habitavam todo o continente; 2) A cultura europeia , que foram nossos colonizadores e 3) A cultura africana, que foi trazida ao Brasil pelos escravos africanos, tirados à força de seu continente. A influência africana em nossa cultura é notária, sejam em nossos costumes, roupas, danças, comidas, folclore, religião e claro, na música
A música africana. A música africana é muito antiga e muito diversificada. Assim como os indígenas na América do Sul, existiam inúmeros povos com tradições e crenças diferentes. A função da música entre esses povos era principalmente ligada a religião, ou seja, eram utilizadas em rituais religiosos ou como forma de comunicação, para ensinar os costumes e a cultura as novas gerações. Era uma cultura auditiva, ou seja, a música africana não costumava ser escrita, por isso muito se perdeu com o passar do tempo.
A música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura. Presente também em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada pois a partir dela podemos saber se estamos em uma guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta. Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão, como veremos mais a baixo. Cada tribo possui seus instrumentos específicos, os que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como o material utilizado para a fabricação por exemplo.
Algo muito bacana que podemos ressaltar é que para o indígena o próprio corpo é tido como um instrumento musical. Com a batida dos pés eles dão ritmo a melodia dos instrumentos, sendo que até podem utilizar apenas o corpo para determinados rituais.
LEIA O TEXTO .
ASSISTA OS VÍDEOS;
Responda:
1- O que é música?
2-As músicas africanas está ligada a.................................................................................................;
e indígenas estão presentes nas.................
3- Os indígenas usavam o próprio corpo como:..............
4- Qual foi o primeiro instrumento musical encontrado na Pré História?
OBS: Não esqueça de fazer e enviar para a prof.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. ... Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetá
2-A maioria dos gêneros contemporâneos de música popular africana se baseia na polinização cruzada com a música popular ocidental. Muitos gêneros de música popular como o blues, jazz, salsa, zouk e rumba derivam em graus variados de tradições musicais da África, levadas para as Américas por africanos escravizados.
3- Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.
4- Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!!!