Filosofia, perguntado por LauraBastide, 8 meses atrás

O que é moral moderna?

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovcordeirob
2

Resposta:

Denomina-se de Ética Moderna as diversas tendências que surgiram nesse campo a partir do século XVI até o inicio do século XIX. ... A partir de Descartes surge a ética antropocêntrica onde a filosofia tem como base o homem, que passa a ser o centro da política, da arte e da moral.

Explicação:


joaovcordeirob: Esso perguntar
Respondido por maria17136
0

Denomina-se de Ética Moderna as diversas tendências que surgiram nesse campo a partir do século XVI até o inicio do século XIX. E, embora não seja fácil sistematizar todas as doutrinas éticas que se desenvolveram nesse período, podemos dizer que em oposição à ética teocêntrica religiosa, a ética moderna segue a tendência antropocêntrica.

A alteração de ponto de vista dentro do campo ético aconteceu ao mesmo tempo em que as mudanças na economia, política e ciência se consolidavam. Tais transformações ocorreram conforme o sistema feudal foi sendo substituído pelo modelo capitalista de produção.

Juntamente com o capitalismo, se estabeleceu uma nova classe social, a burguesia, que lutou para se impor política e economicamente. Ao mesmo tempo, influenciado pela burguesia, surge o Estado Moderno, modelo estatal onde o poder é centralizado.

A partir disso temos o rompimento entre razão e fé; ciência e religião; estado e igreja; o homem e deus.

Essa ruptura entre o sistema teocêntrico feudal e o antropocentrismo capitalista é evidenciada por Maquiavel quando rompe com a moral religiosa ao defender que o estado deve ter uma moral própria. Segundo Maquiavel, o uso da violência contra os que se opõem aos interesses estatais é plenamente justificável uma vez que importam os resultados e não a ação política me si.

A partir de Descartes surge a ética antropocêntrica onde a filosofia tem como base o homem, que passa a ser o centro da política, da arte e da moral.

Thomas Hobbes foi o primeiro a descrever a ética do desejo da conservação própria, existente em todos os seres humanos. Para ele os homens são solitários por natureza, egocêntricos, agressivos e possuidores do desejo de ganho imediato e o que leva os homens a viver em sociedade e se comportar de forma socialmente aceita é saber que cooperando entre si podem ser mais ricos e felizes.

Perguntas interessantes