o que é mitologia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
pode referir-se tanto ao estudo de mitos como a um conjunto de mitos.
Por exemplo, mitologia comparada é o estudo das conexões entre os mitos de diferentes culturas,ao passo que mitologia grega é o conjunto de mitos originários da Grécia Antiga.
Resposta:
O que é mitologia?
A palavra “mitologia” é utilizada para se referir ao conjunto de mitos de uma determinada cultura. Um exemplo é a mitologia egípcia, conjunto de mitos que explicam a visão de mundo e a religião dos egípcios antigos. Além disso, essa palavra é também usada para se referir ao estudo, realizado por especialistas, dos mitos de um determinado povo.
O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava o mundo, assim como de suas crenças religiosas. Nessa área, há também uma análise comparativa entre diferentes mitologias a fim de encontrar aproximações entre elas.
Um caso muito famoso é a história de um grande dilúvio, que consta na Epopeia de Gilgamesh, pertencente à mitologia mesopotâmica, e na história da Arca de Noé, presente na mitologia judaica. Existem ainda histórias sobre grandes dilúvios em outras mitologias, como a hindu, grega e asteca.
→ Mito e mitologia
No estudo sobre as mitologias, é fundamental uma definição do termo mito, pois é a partir de sua análise que os especialistas chegam a conclusões sobre a mitologia de determinado povo. Mitos são formas encontrada pelos povos antigos para explicar sua própria realidade, a origem de suas tradições, dos homens, os eventos da natureza, etc.
Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do Universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.
Um exemplo de mito cosmogônico é a crença dos nórdicos em relação ao surgimento do Universo. Segundo a visão desse povo, no início dos tempos havia um grande abismo vazio e, próximo a ele, uma região nebulosa e gelada (Niflheim) e outra quente e clara (Muspelheim). O encontro do gelo de uma com o calor de outra fez com que surgissem o gigante Ymir e uma vaca chamada Audhumla.
Dessa vaca, corriam quatro rios de leite, fontes de alimento de Ymir. A vaca alimentava-se lambendo o gelo de Niflheim, e, dessa ação, surgiu Búri, o primeiro deus da mitologia nórdica. Da descendência de Búri, surgiram Odin e seus irmãos, que mataram Ymir. Dos restos do corpo de Ymir, criaram-se o Universo e o mundo dos homens.
Um exemplo de mito de origem é a história a respeito da fundação de Roma. De acordo com a mitologia romana, a cidade de Roma foi criada por Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos que, depois de abandonados, foram achados e amamentados por uma loba. Logo depois, foram encontrados por um pastor de ovelhas, que os criou até a idade adulta. Após fundarem a cidade no mesmo local que foram encontrados pela loba, Rômulo desentendeu-se com Remo e matou seu irmão.
Essa lenda tem uma relação direta com o destino guerreiro da cidade e é usada para justificar as guerras de conquista promovidas por Roma, já que Rômulo e Remo eram filhos de Marte, deus romano da guerra. Além disso, a própria loba que amamentou e protegeu os irmãos do frio é um símbolo de Marte