Biologia, perguntado por tbr209615, 9 meses atrás

o que é migração doa animais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por emersonbrtop
0

Resposta:

Migração dos animais é o deslocamento de local para outro.

Várias espécies de pássaros, mamíferos, insetos e peixes migram de um local para outro em busca de condições ambientais favoráveis como, por exemplo, clima ameno e alimentos em abundância. Outro motivo que faz com que animais migrem é a reprodução.

Espero ter ajudado :D

Respondido por kawaneneia1819
0

Resposta:

A migração de animais é uma migração referente a um movimento direcional em massa pelo qual os animais se dirigem de um local a outro. O termo descreve desde o movimento de um enxame de gafanhotos até pequenos movimentos de organismos intertidais indo e vindo duas vezes por dia, seguindo o movimento das marés, em níveis preferenciais de exposição ou imersão nas ondas[1]. As migrações ocorrem quase sempre de regiões com baixa quantidade de recursos para áreas mais produtivas, incluindo para os jovens[2].

No contexto de migrações globais, podemos dividir o deslocamento dos animais em dois grupos: navegação vetorial e navegação verdadeira. A navegação vetorial é caracterizada pela capacidade do animal em manter uma orientação pré-determinada para alcançar um objetivo migratório, durante um certo tempo e uma certa distância. Já a navegação verdadeira é caracterizada pela capacidade do animal de alcançar uma determinada localização, ainda que esteja fora dos padrões normais de deslocamento do animal.[3]

As migrações podem ser temporárias, quando a população regressa ao seu biótopo de origem, ou permanentes, quando a população se instala indefinidamente no novo biótipo. Migrações temporárias são conhecidas em muitas espécies de animais e podem ter periodicidades muito diferentes, desde as migrações diárias, normalmente verticais do plâncton na coluna de água (ver biologia marinha), anuais como as das andorinhas e de outras aves e de muitos animais terrestres, ou plurianuais como as das enguias e de outros peixes. Outros exemplos de migração temporárias: Durante o dia os fitoplâctons, em lagos, encontra-se em zonas mais próximas da superfície da água em função da luz necessária para a fotossíntese; os caranguejos migram segundo os movimentos das marés, pois se alimentam de matéria orgânica que é transportada pelas ondas[4].

Em alguns casos, movem-se por falta de comida, geralmente causada pelo inverno. Pássaros sempre migram de lugares frios para quentes. A mais longa rota de migração conhecida é a da Gaivina do Ártico Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha-do-mar ártico[5] que migra do Ártico para o Antártico e retorna todo ano, experimentando somente os verões polares[5].

Baleias, borboletas, vespas e roedores também fazem migrações. A migração periódica dos gafanhotos é um grande fenômeno, retratado desde os tempos bíblicos

espero ter ajudado bons estudos

marca como melhor resposta

Perguntas interessantes