Saúde, perguntado por fasfsafas982, 6 meses atrás

O que é método START, e qual o princípio de avaliação nos Incidentes com múltiplas vítimas

Soluções para a tarefa

Respondido por lilianobre1
1

Resposta:

O método START, Simple Triage and Rapid Treatment, é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.

Este método utiliza do mnemônico “30-2-pode fazer” para triar as vítimas de um incidente, no qual “30” avalia a capacidade respiratória em um minuto, “2” a qualidade da perfusão periférica em 2 segundos e “pode fazer” o nível de consciência dessa vítima para seguir os comandos dos socorristas.

Essa avaliação inicial dura aproximadamente 30 segundos e não deve ultrapassar 60 segundos. Portanto, é rápida e não requer equipamentos médicos especializados.

Lembre-se que o START é um processo dinâmico e contínuo. Assim, as vítimas devem ser avaliadas, classificadas e reavaliadas constantemente até que o tratamento definitivo em um centro de trauma seja feito, pois uma classificação inicial pode ser alterada à medida que decorre o tempo após o trauma (as lesões ocultas aparecem).

No método START, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena.

Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.

Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo na cena até tratamento definitivo. Exemplo: membros fraturados.

Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem deambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Essas vítimas são as que costumam causar alguns problemas, pois estão deambulando, assustadas e com dores. Deve-se investir apoio psicológico e orientação para que não sobrecarreguem o serviço terciário de saúde. Exemplo: escoriações difusas no corpo.

Mortos (cor cinza ou preto): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente. Exemplo: paciente em parada cardíaca, exposição de massa encefálica.

A categorização pode ser facilitada pelo uso de cartões nas cores vermelha, amarela, verde e preta (cinza). Esses instrumentos são colocados em cada vítima de acordo com a gravidade.

Explicação:

A palavra triagem, segundo o dicionário Michaelis, tem etimologia francesa e significa “selecionar, ato de escolher”. Consiste em um processo de classificação das vítimas por gravidade, com o objetivo de tratá-las maximizando os sobreviventes e reduzindo as sequelas. Há registros históricos do ano de 1800 sobre as primeiras aplicações da triagem nos campos de batalha de Napoleão Bonaparte, na tentativa de tratar os soldados que poderiam voltar para a linha de frente. O número elevado de soldados era quase sinônimo de vitória.

Perguntas interessantes