O que é metaemoglobina? Quais são as consequências para o organismo humano? Como um indivíduo pode adquirir a metaemoglobina?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Meta-hemoglobina é uma forma de proteína da hemoglobina, na qual o ferro no grupo hemo está no estado Fe³⁺ e não no Fe²⁺ da hemoglobina normal. A metemoglobina não pode ligar o oxigênio, ao contrário da oxi-hemoglobina. No sangue humano uma pequena quantidade de metemoglobina é normalmente produzida espontaneamente.
A fragilidade do corpo humano quando não há uma nutrição adequada, pode abrir espaço para ameaças como vírus, bactérias e fungos. Isso pode gerar gripes, resfriados e infecções. Nosso sistema imunológico atua no combate a esses agentes de forma a proteger o organismo.
CAUSAS TÓXICAS
A metahemoglobinemia ocorre quando a hemoglobina é oxidada em uma velocidade maior que a capacidade enzimática normal para a redução da hemoglobina. Certos indivíduos com capacidade enzimática prejudicada para a redução da hemoglobina podem ser susceptíveis a um stress oxidativo leve. Numerosos agentes podem ser responsáveis por esta oxidação. Os agentes mais freqüentemente encontrados são:
Anilina
Benzocaína
Cloratos
Cloroquina
Dapsona
Solo e superfície aquática contaminados por nitratos
Nitratos
Nitritos
Nitrofenol
Fenazopiridina
Primaquina
Nitroprussiato de sódio
4-dimetilaminofenol