O que é mata ciliar e qual a sua importância? por favor me ajudem..!!
Soluções para a tarefa
Resposta: O que é : Mata ciliar são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas.
Para que serve : As matas ciliares servem para proteger o ambiente aquático da erosão do solo. Elas impedem que o solo das margens caia na água e cause o assoreamento. Além de impedir o assoreamento, a mata ciliar evita que enxurradas levem produtos tóxicos e outros poluentes para dentro da água.
ESPERO TER AJUDADO <3 :) Se acharam a resposta útil,por favor me marque como melhor resposta !
Resposta:
A mata ciliar é composta pela vegetação presente nas margens dos cursos d’água, são também conhecidas como, vegetação ripária ou mata de galeria. Porém, o termo mata ciliar é mais utilizado devido à sua funcionalidade que se assemelha aos nossos cílios, que nos garante proteção.
A mata ciliar desempenha inúmeros papeis no ecossistema, entre eles um de suma importância é o processo de filtração das águas de chuvas e enxurradas, que permite:
– Menor velocidade do fluxo de água pelo solo;
– Menor taxa de erosão e lixiviação do solo para os corpos hídricos;
– Maior retenção de nutrientes pelas plantas e solo;
– Maior acumulo de água no lençol freático;
– Maior taxa de evapotranspiração;
– Maior absorção e fixação de dióxido de carbono;
– Manutenção da quantidade e da qualidade das águas que chegam aos corpos hídricos;
– Filtração de resíduos agroquímicos evitando a poluição dos corpos hídricos;
Além disso, a mata ciliar exerce grande importância para a biodiversidade de espécies aquáticas, regulando o índice de luminosidade, composição química e temperatura da água. É de importância para as espécies terrestres também por atuar como corredores ecológicos, garantindo possibilidade de deslocamento para alimentação e reprodução.
Nos casos em que há uma ausência da mata ciliar, o processo de filtração não ocorre, pois as águas das chuvas e enxurradas chegam com mais força ao solo nu e percorrem-no com maior velocidade causando erosão. Desta forma, inicia-se um processo de assoreamento do corpo hídrico aumentando a quantidade de sólidos em suspensão e prejudicando as populações que utilizam esta água.