O que é mapeamento objeto relacional em um banco de dados O-R?
Soluções para a tarefa
O ORM é uma forma de criar uma camada de intercâmbio de dados entre um banco de dados relacional e objetos. De um lado, você tem as tabelas e seus relacionamentos, do outro, os objetos de uma linguagem OO.
Cada entidade do MER se torna uma classe no modelo OO. Cada atributo de uma entidade se torna um campo em uma classe. Cada relacionamento entre entidades normalmente se torna uma associação/composição/agregação no modelo OO. Sendo assim, vc precisa criar mecanismos que fazem essa conversão automaticamente, ou seja, fazer uma consulta em SQL e essa consulta gerar um conjunto de objetos, ou então ter um método para salvar um objeto, onde sua implementação vai obter os campos desse objeto e traduzí-los em uma cláusula insert em SQL.
Você pode implementar o seu ORM manualmente usando o padrão de projeto DAO como disse, ou então usar algum framework que já faça tudo isso automaticamente para você. Um dos exemplos desses tipos de framework é o Hibernate. Nele você define suas entidades, realiza algumas configurações nas mesmas (via anotações ou XML) e o framework cuida de toda a parte "suja" para você, ou seja, gerar SQL compatível com a configuração de cada classe e o SGBD escolhido, realizando a comunicação (bidirecional) "banco de dadaos relacional <-> modelo OO".
[]'s