O QUE É LUGAR PARA O SENSO COMUM E LUGAR PARA O CONCEITO GEOGRAFICO?
Soluções para a tarefa
É onde as dinâmicas das relações dos indivíduos são de proximidade e vivências diretas e, ainda, onde cada pessoa busca as referências pessoais e constrói os seus sistemas de valores que fundamentam a vida em sociedade. Portanto, o conceito de lugar está relacionado à dimensão cultural e fortemente relacionado à identidade e ao cotidiano. Com isso o conceito passa a ter forte grau de subjetividade, reconhecendo seu conceito antagônico de não-lugar, como espaço criado e sem identidade, como um shopping, um resort ou um aeroporto. Apesar da aparente proximidade com a escala local, tal confusão dificulta a assimilação de tal conceito. Local é uma escala geográfica de limite, mais ou menos definido, está muito relacionado à questão de proximidade geográfica. O lugar, no contexto da globalização, pode dar-se na escala local, mas também nas escalas regionais, nacionais e globais.
Segundo o senso comum um lugar seria qualquer parte do espaço delimitado e que recebe alguma nomeação, onde se pode chegar através de referências ou conhecimento de rota. Por exemplo, uma cidade, um bairro, uma cachoeira, uma boate, seriam lugares, pois têm nome, localização determinada, e uma delimitação específica.
Porém, para a geografia o conceito de lugar transcende essa determinação, pois além das considerações supracitadas, o lugar que interessa a geografia relaciona-se também com afetividade, ou seja, qualquer ponto que expressa sentimentalidades para um sujeito, onde o mesmo tem memórias, e não necessitando ser uma localidade registrada. Por exemplo, a antiga casa doa avós, um banco da praça etc.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/8128868
Bons estudos!