História, perguntado por PEDRO6282, 4 meses atrás

O que é liberalismo econômico? * 10 pontos a) Defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência. b) Não defende a livre-concorrência e a intervenção do Estado na economia. c) Defende a intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaracandrade
0

Resposta:

Letra A.

Explicação:

"Uma economia liberal é, em essência, uma economia em que o Estado intervém o mínimo necessário."

São características do liberalismo econômico:

  • Livre concorrência:  se caracteriza pela abertura de mercados.  Quando as empresas são livres para explorar um mercado, elas passam a ser orientadas pela vontade do consumidor e também se sentem mais motivadas a desenvolver produtos e serviços melhores do que os dos concorrentes.
  • Vantagem comparativa: a cooperação é sempre a melhor saída para duas partes, mesmo que uma seja, em termos absolutos, superior à outra.  O que a vantagem comparativa destaca é que, se dois indivíduos mutuamente interessados se especializam em fazer o que sabem de melhor, então, ambas se beneficiam.
  • Desestatização das atividades produtivas : a oposição ao mercantilismo e à intervenção estatal, no liberalismo econômico, se justifica por várias razões.  A principal delas diz que um Estado organizado a partir do liberalismo é, necessariamente, “não-interventor”.  Ou, pelo menos, essa intervenção acontece apenas na fase “pré-produtiva”, ou seja, o Estado atua apenas para fornecer a infraestrutura básica.
  • Propriedade privada : um Estado liberal é aquele no qual os indivíduos podem usufruir livremente dos bens e patrimônios acumulados graças às suas atividades.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas interessantes