o que é leitura de obra de arte
Soluções para a tarefa
Resposta:
É uma leitura do mesmo jeito que aprendemos a ler, decodificar a linguagem verbal, ou seja, as letras, palavras, frases, etc, assim é que lê uma obra de arte.
No caso de obras artísticas, estamos falando de textos visuais, que são lidos a partir do momento que começamos a estabelecer relações entre as situações que nos são impostas pela nossa realidade e de nossa atuação frente a estas questões, na tentativa de compreendê-las e resolve-las.
É muito importante ressaltar que não existe um único caminho para a leitura de obras de Arte, mas durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a:
- Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva.
- Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado. Durante esta leitura é possível a cada espectador colocar o que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente uma obra de Arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e conhece sobre arte.
- Contextualização Histórica: localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema, os significados, ou seja, os contextos em que foi criada, auxiliando na compensação e no significado da obra em questão.
Explicação:
Resposta:
Ler uma obra de arte significa tirar a obra de seu estado estático, dando-lhe vida, envolvendo-a em nossa intimidade. Por isso, a leitura da obra é muito pessoal e dinâmica. Somos diferentes uns dos outros e nos transformamos a cada dia. Diante disso, concluímos que são muitas, porque não dizer infinitas, as interpretações possíveis.
Ao fazer a leitura de uma obra de arte, devemos ter em mente as seguintes perguntas:
A obra é sobre o quê?
O que podemos ver na obra?
O que a obra nos diz?
Qual a relação da obra com o mundo?
Toda e qualquer obra de arte, seja ela em que linguagem for, possui suas próprias qualidades que nos fornecem informações para a leitura em si. Para que compreendamos essas qualidades, precisamos olhar para as características formais da obra, em termos de espaço, cores, formas e tons. O próximo passo é observar suas propriedades físicas, como os materiais e processos utilizados na obra – isso vai aumentar nossa compreensão sobre ela.