O que é intolerância a lactose ? Sintomas ? Me Ajudem !
Soluções para a tarefa
sempre que uma pessoa digerir algo que venha do leite terá gases, vômitos ,náuseas, indigestão e dor no abdômen. ...espero ter ajudado
A intolerância à lactose é uma deficiência na produção da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar presente no leite e derivados.
Existem três tipos de intolerância à lactose.
Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada
Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento
Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema.
Sintomas:
- Dores abdominais
As dores abdominais estão muito associadas à diarreia (ocorre por conta da fermentação da lactose, ocasionando gases, que gera uma movimentação excessiva no intestino e é ai que ocorre as dores abdominais que podem ser:
- leves em que desencadeiam apenas um desconforto;
- médias: na qual um comprimido de analgésico e antiespasmódico já ameniza a situação;
- intensas: em que podem levar o paciente até ao pronto-socorro para tomar o medicamento por via endovenosa
- Náuseas e vómitos
Ocasionado por conta que o açúcar do leite é rejeitado e o sistema digestivo já começa a se manifestar nas primeiras etapas da digestão. Na maioria dos casos em crianças e adolescente a restrição a lactose deve ser mais rígida, para não desencadear refluxo gastroesofágico.
- Inchaço
São comuns, pois o intestino costuma possuir uma maior quantidade de gases produzidos pela fermentação desse açúcar.
- Prisão de ventre
Apesar de ser um sintoma oposto à diarreia, a prisão de ventre também acomete pacientes intolerantes à lactose. Nesses casos, os movimentos intestinais são prejudicados pela lactose não digerida, o que dificulta a evacuação.
Infelizmente, o problema não tem cura, mas os tratamentos disponíveis podem ajudar o paciente a conviver melhor com a condição. O intolerante normalmente terá de fazer algumas mudanças na alimentação, evitando o consumo de produtos lácteos (leite, iogurte, queijos, manteiga/margarina, entre outros) ou então fazer o uso de suplementos de lactase.