o que é intenção em animação e como ela influência o movimento
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Quando uma personagem entrava em cena e chegava a altura de passar à ação seguinte, muitas vezes acontecia um momento de pausa súbita, o que tornava o movimento rígido e nada natural [1] (tradução livre).
O Princípio de “Ação Consequente e Sobreposição de Ação” foi criado para resolver este problema.
Foram experimentadas, descobertas e utilizadas várias formas de corrigir estas paragens. A algumas dava-se o nome de “Ação Directa”, a outras de “Sobreposição de Ação”, nunca havendo um consenso onde uma terminava e a outra começava [1].
As pesquisas efectuadas pelos animadores dos Estúdios Disney apontaram para cinco categorias onde este Princípio se podia aplicar:
Se uma personagem tem extremidades, como por exemplo orelhas longas, uma cauda ou um casaco longo, todos esses elementos continuam a movimentar-se depois da personagem ter parado[1] (tradução livre).
O corpo das personagens não se movimenta todo ao mesmo tempo. As várias componentes do corpo têm tempos e ritmos diferentes determinados pela relação entre elas. Por exemplo os braços de uma personagem podem continuar a movimentar-se, mesmo depois do resto do corpo estar parado [1] (tradução livre).
Todas as componentes de uma personagem formadas por “pele solta”, se movimentam mais lentamente do que as componentes mais rígidas do seu corpo [1] (tradução livre).
O Princípio de “Ação Consequente e Sobreposição de Ação” foi criado para resolver este problema.
Foram experimentadas, descobertas e utilizadas várias formas de corrigir estas paragens. A algumas dava-se o nome de “Ação Directa”, a outras de “Sobreposição de Ação”, nunca havendo um consenso onde uma terminava e a outra começava [1].
As pesquisas efectuadas pelos animadores dos Estúdios Disney apontaram para cinco categorias onde este Princípio se podia aplicar:
Se uma personagem tem extremidades, como por exemplo orelhas longas, uma cauda ou um casaco longo, todos esses elementos continuam a movimentar-se depois da personagem ter parado[1] (tradução livre).
O corpo das personagens não se movimenta todo ao mesmo tempo. As várias componentes do corpo têm tempos e ritmos diferentes determinados pela relação entre elas. Por exemplo os braços de uma personagem podem continuar a movimentar-se, mesmo depois do resto do corpo estar parado [1] (tradução livre).
Todas as componentes de uma personagem formadas por “pele solta”, se movimentam mais lentamente do que as componentes mais rígidas do seu corpo [1] (tradução livre).
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