o que é instabilidade atmosférica?
Preciso de umas 10linhas no mínimo pra apresentar um seminário...Me ajudem já é pra quinta feira.
Soluções para a tarefa
Foi ressaltado que se o ar sobe ele se resfriará e eventualmente produzirá nuvens. Por que o ar sobe em algumas ocasiões mas não em outras? Por que o tamanho das nuvens e a quantidade de precipitação variam tanto? As respostas estão relacionadas à estabilidade do ar. O ar estável resiste a deslocamentos verticais.
Uma parcela de ar sofre forças de flutuação (empuxo) que a fazem deslocar-se verticalmente quando surgem diferenças de densidade entre a parcela e o ar ambiente. Se o ar da parcela for mais quente (e portanto, menos denso) que o ar ambiente, ela tende a subir. Se o ar da parcela for mais frio (mais denso) que o ar ambiente ela tende a descer.
A estabilidade atmosférica é determinada comparando-se a variação de temperatura de uma parcela de ar ascendente ou descendente com o perfil de temperatura do ar ambiente. Como já vimos, a taxa de resfriamento de uma parcela de ar ascendente depende de estar saturada (taxa adiabática úmida ou saturada) ou não saturada (taxa adiabática seca).
Numa camada de ar estável, uma parcela de ar ascendente torna-se mais fria que o ar ambiente ou uma parcela de ar descendente torna-se mais quente que o ar ambiente. Tanto num caso como no outro a parcela é forçada a retornar à sua altitude original. Numa camada de ar instável uma parcela de ar ascendente torna-se mais quente que o ar ambiente e continua a subir e uma parcela de ar descendente torna-se mais fria que o ar ambiente e continua a descer.
A estabilidade absoluta ocorre quando a taxa de variação da temperatura do ambiente é menor que a taxa adiabática úmida ou saturada (G <Gs). A Fig. 5.10, que representa um exemplo dessa situação, mostra que em 1000 m a temperatura do ar ambiente é 15° C e que a parcela ascendente se resfriou a 10° C, sendo, portanto, mais densa que o ar ambiente. Mesmo que ela fosse "empurrada" acima do nível de condensação por levantamento, ela permaneceria mais fria e densa que o ar ambiente e teria uma tendência a retornar à superfície.